Atraso no início da vacinação de crianças ampliou o número de internações

Dados do Ministério da Saúde revelam que o número de crianças menores de 12 anos hospitalizadas com complicações causadas pela Covid-19 saltou de 284, em dezembro para 2.232 em janeiro. Um aumento de 686%, em apenas um mês.

O aumento de casos em crianças foi 70% maior em relação a janeiro do ano passado e 11% acima de março, pico dos atendimentos no país em todas as idades.

Entre os adultos, que formam maioria da população, também houve aumento de internações, porém, a escalada nos casos mais graves entre as crianças não respeitou uma proporção em relação aos adultos. O crescimento de internações nos adultos foi de 395%, ou seja, na faixa etária até 12 anos o aumento foi quase o dobro do visto nos demais idades.

As hospitalizações de adolescentes e adultos subiram de 7.399 para 36,6 mil, puxadas especialmente pelos idosos.

Considerando todas as idades, vale destacar que o aumento apesar de expressivo, é bem inferior aos 95,8 mil atendimentos realizados em janeiro do ano passado e aos 228,3 mil registrados em março de 2021, no auge da pandemia.

Porém, quando se trata de crianças, praticamente uma em cada dez internações por Covid na faixa de 0 a 11 anos no Brasil ocorreu em janeiro de 2022. Segundo especialistas, a principal explicação é a falta de cobertura vacinal nesse público.

Iniciada oficialmente em 14 de janeiro, a campanha de imunização de crianças anda a passos muito lentos, não conta com apoio federal, que levou um mês para adquirir doses da CoronaVac após a vacina ser liberada para uso em crianças pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Isso sem contar na campanha anti-vacina do governo Bolsonaro, que tentou colocar obrigatoriedade de receita médica para as crianças vacinarem.

Apesar de ainda não se ter um quadro nacional fechado, dados estaduais já mostram que a situação em fevereiro apresenta tendência de piora deste quadro.

A taxa de ocupação de leitos de UTI Pediátrico para tratamento de Covid-19 cresceu 433% na primeira quinzena de fevereiro. Os dados foram levantados pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. No dia 1º de fevereiro, apenas três leitos de UTI pediátrico estavam ocupadas com crianças em tratamento para Covid-19, o que representava uma taxa de ocupação de 16%. Já no dia 15 de fevereiro, esse número passou para 16 leitos, o que equivale a uma taxa de 73%.

Nas crianças de 0 a 4 anos, o número de internações passou de 13, em 2021, para 139, em 2022. Já para as crianças de 5 a 11 anos, o número de internações passou de 2, em 2021, para 42, em 2022. E finalmente para jovens de 12 a 15 anos, apenas 1 internação foi observada em 2021, enquanto 10 internações já foram notificadas em 2022.

O aumento nas internações de crianças para tratamento de Covid-19 reforça a necessidade de ampliar a vacinação na faixa etária de 5 a 11 anos, segundo o secretário da Saúde André Motta Ribeiro. “Proteger as crianças é uma das nossas prioridades nesse momento. Por isso estamos trabalhando para incentivar pais e responsáveis a levarem seus filhos para os postos de vacinação para receberem a primeira dose da vacina contra Covid-19. Essa ação é fundamental para que o maior número possível de crianças seja protegida, garantindo, assim, que não tenhamos mais esse aumento na ocupação de leitos pediátricos e nossas crianças possam frequentar as escolas com segurança”, destacou.