O governo britânico lançou um apelo urgente por 250 mil voluntários para ajudar o NHS (o serviço público de saúde) na batalha contra a pandemia Covid-19, registrou o jornal The Independent.

Desde segunda-feira, a Grã Bretanha está em quarentena, após a política de ‘mitigação’ e ‘indução à imunidade de rebanho’ até então adotada pelo governo de Boris Johnson ter sido desautorizada por estudo do conceituado Imperial College, por causar até 510 mil óbitos.

O discurso de Johnson anunciando a mudança para a estratégica de “supressão” – evitar o contágio a todo custo e interromper a cadeia de transmissão –, através de quarentena, foi assistido por 27 milhões de pessoas.

Na terça-feira, o total de casos da pandemia confirmados no país aumentou de 6.650 para 8.077, enquanto mais 87 pessoas morreram em 24 horas, totalizando 422 óbitos.

“A menos que diminuamos a propagação deste vírus, esses números irão aumentar”, afirmou o secretário de Saúde, Matt Hancock. “É por isso que é tão importante que todos sigam os conselhos e fiquem em casa”.

Ele explicou que esse número de voluntários é necessário para ajudar os mais vulneráveis, em torno de 1,5 milhão de pessoas, muitas delas padecendo de certos tipos de câncer e doenças respiratórias graves.

Os voluntários irão entregar medicamentos nas farmácias, levar os pacientes às consultas e trazê-los de volta do hospital, e ainda, fazer telefonemas regulares para verificar as pessoas que estão em isolamento em casa.

Hancock também pediu à população “tolerância” para com as rígidas restrições à sua mobilidade e instando a que permaneça dentro de casa, exceto em circunstâncias limitadas.

“Sei o quanto as pessoas estão preocupadas e, embora este seja um grande momento de turbulência, é também um momento em que o país pode se unir nesse esforço nacional”, assinalou.

“Como o próximo passo nesse esforço, hoje lançamos os voluntários do NHS. Estamos buscando um quarto de milhão de voluntários – pessoas com boa saúde – para ajudar o NHS, fazer compras, entregar remédios e apoiar aqueles que estão protegidos para proteger a própria saúde.”

Mais de 11.700 médicos, enfermeiros e profissionais de saúde aposentados voltaram ao NHS após um apelo do governo para que voltem à linha de frente, confirmou Hancock.

Também 5.500 estudantes do último ano de Medicina e 18.700 estudantes do último ano de Enfermagem começarão a trabalhar no NHS na próxima semana.

A secretaria de saúde também confirmou planos de transformar o Excel Center de Londres em um hospital de emergência, com capacidade para tratar 4.000 pacientes com coronavírus.

Ele também expressou seu agradecimento à equipe de trabalhadores na Saúde, dizendo: “Não apenas os médicos e enfermeiros que normalmente são mencionados, mas os farmacêuticos, os paramédicos, os gerentes, todos os funcionários em geral”.

“Você é a linha de frente nesta guerra contra esse vírus e todos prestamos homenagem a você”, acrescentou.

“Você vai dar tudo de si nas próximas semanas e eu quero que você saiba que nós o saudamos e farei de tudo para obter o que você precisa para se manter seguro, para que você possa fazer seu trabalho mantendo todos nós seguros.”

Nikki Kanani, diretora de atenção primária do NHS, disse que o coronavírus “é o maior desafio que já enfrentamos, e é por isso que estamos reunindo as tropas e dizendo ao público que o seu NHS precisa de você”.

“Esse é um daqueles momentos únicos na vida em que uma única ação de uma pessoa pode ser a diferença entre vida e morte para outra, e simples atos de bondade farão toda a diferença para manter as pessoas mais vulneráveis bem e fora do hospital”, acrescentou.

“A equipe do NHS está fazendo todos os esforços para garantir que aqueles que precisam de atendimento o recebam, e será inestimável a criação de um banco de auxiliares que eles podem chamar para apoiar seus pacientes mais vulneráveis ​​durante esse período difícil, por isso eu recomendaria a qualquer pessoa que puder que se inscreva hoje como correspondente voluntário do NHS.”