Centro de testes montado na estação de trem London Bridge

Foi anunciado que todos os moradores do país poderão fazer teste duas vezes por semana, em uma nova campanha para auxiliar a vacinação na quebra da cadeia de transmissão do vírus ao detectar inclusive casos sem sintomas e isolar doentes em fases iniciais, mas transmissoras da doença.

O aumento dos testes ajudará as autoridades de saúde a rastrearem a pandemia enquanto o país se reabre lentamente após uma suspensão de atividades por quatro meses.

Enquanto grande parte da Europa entra em novos lockdowns para lidar com aumentos de casos, Johnson estabeleceu um plano escalonado que permitiria aos ingleses aliviar as restrições nos próximos meses, em um grande impulso para um dos países que chegou a ser dos mais afetados durante a pandemia. Segundo a Universidade John Hopkins foram 4.373.798 casos registrados e 127.078 mortos até o dia 5 de abril.

A reação do governo foi eficiente. O país com 66,65 milhões de habitantes já imunizou 36.904.755 pessoas com a primeira dose, bem mais da metade da população adulta, enquanto a segunda dose também já está avançada. “À medida que continuamos a fazer um bom progresso em nosso programa de vacinas e com nosso roteiro para aliviar cautelosamente as restrições em andamento, a testagem rápida regular é ainda mais importante para garantir que esses esforços não sejam desperdiçados”, disse Johnson em comunicado.

Segundo o governo, os testes serão enviados para residências e empresas, ou retirados em farmácias e centros de testagem.

A reabertura das escolas em março não gerou aumento de casos, apesar do aumento da testagem.

Johnson deve confirmar que os setores de varejo, hospitalidade ao ar livre e cabeleireiros poderão reabrir em 12 de abril na Inglaterra, enquanto um sistema de cores será usado para viagens internacionais com base nos níveis de infecção e vacinação dos países.

“Passaportes” de vacinas também estão sendo testados para que as pessoas possam frequentar eventos com público.

No dia 3 de abril, quando o número de ingleses que já tomaram a segunda dose da vacina atingiu os cinco milhões de pessoas, o número de óbitos por Covid foi de 10 ingleses.