Indústrias

A indústria paulista perdeu em outubro 3 mil postos de trabalho, informou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) na quinta-feira (14/11). O número se soma a uma sequência de resultados negativos em 2019, fazendo com que as empresas do maior e mais dinâmico parque industrial do país já acumule menos 12,4 mil vagas no ano até outubro. Sobre o mesmo período do ano passado, o encerramento de postos de trabalho é 0,60% maior.
Embora as demissões tenham afetado especialmente os setores de vestuário (-1.414), coque e derivados de petróleo (-1.236) e a indústria automotiva (-697), é difícil atribuir as demissões a um movimento sazonal. Isto porque, dos 22 segmentos pesquisados, 11 demitiram e 4 não saíram do lugar – entre eles, a indústria de metalurgia, máquinas e equipamentos e de produtos alimentícios.
No acumulado de 12 meses, o emprego no setor produtivo do estado de São Paulo perdeu 63 mil vagas na comparação com o período anterior- uma variação de -2,92%.
Os dados de setembro para a produção industrial apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que a indústria paulista tombou 1,4% em volume de produção sobre o mês anterior – o que com certeza teve impacto sobre o encerramento de vagas no período seguinte.
“2019 vai se firmando como um ano negativo para a indústria. As expectativas do mercado para a produção física do setor, segundo o Boletim Focus/BCB, vêm sendo recorrentemente reduzidas e chegaram a -0,73% para jan-dez”, avalia o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).