Destroços do avião 737-500 da Boeing

Um Boeing 737-500 caiu sobre o mar de Java, na Indonésia, neste sábado (9), com 62 pessoas a bordo logo após ter despencado mais de três mil metros (10 mil pés) em menos de um minuto.

O avião da companhia aérea Sriwijaya Air saiu da capital, Jacarta, com destino à cidade de Pontianak, capital do Bornéu Ocidental, desapareceu dos radares quatro minutos após levantar vôo. A viagem duraria cerca de uma hora e 30 minutos.

A companhia aérea informou, em nota, que havia 56 passageiros e seis tripulantes a bordo e que ainda não há indícios que permitam identificar as causas da queda.

Conforme o site Flight Radar24, especializado em aviação, a aeronave perdeu comunicação com a torre de controle do aeroporto de Jacarta por volta das 4h40 no horário de Brasília, 14h40 no horário local.

Com a mobilização de um imenso operativo foram encontrados os destroços do avião que apontaram para o fatal desenlace. “Encontramos restos humanos, coletes salva-vidas e outros elementos do Boeing”, disse o capitão de um dos barcos da guarda costeira da Indonésia. De forma emergencial, a polícia instalou um posto de identificação de cadáveres.

CATÁSTROFE

A aeronave de fabricação estadunidense voou pela primeira vez em 1994. Nenhuma empresa brasileira opera voos regulares com esse modelo. O Boeing 737-500 é anterior ao 737 MAX, linha de aviões que ficou conhecido como “caixão voador” depois que sofreu dois trágicos acidentes, matando 346 pessoas. O mais recente aconteceu em 2019 durante o vôo 302 da Ethiopian Airlines, próximo de Addis Abeba. O outro ocorreu em outubro de 2018, também sobre o mar de Java, 12 minutos depois da decolagem.

Os acidentes anteriores da Boeing – em meio a ações subindo e aviões caindo – levaram à interrupção de voos com aeronaves desse modelo, mas no final de 2020 as autoridades liberaram a retomada de operações com o 737 MAX.