Ensaio de vacinação em Bali, Indonésia

A Indonésia autorizou na segunda-feira (11) o uso emergencial da vacina produzida na China contra a Covid-19, a Coronovac. Segundo a Indonésia, a eficácia da vacina observada em testes, no país, é de 65,3%.

O percentual – que atende aos requisitos da OMS – foi obtido na etapa 3 de testes, que contou com 1.620 voluntários.

“A Coronavac tem a autorização para o seu uso”, informou a chefe da Agência de Monitoramento de Alimentos e Medicamentos da Indonésia, Penny Lukito.

Na Turquia, resultados preliminares apontam para uma eficácia de 91,25% com 7.371 voluntários,. No Brasil, onde o instituto Butantan está produzindo a vacina, a eficácia verificada, para casos leves, foi de 78%, sendo que ainda não foi apresentado a eficácia geral, dado que o Butantan prometeu para já. A OMS recomenda eficácia acima de 50%.

Na Indonésia, a vacinação está prevista para começar ainda esta semana e o presidente do país, Joko Widodo, será o primeiro a ser imunizado. “Por que serei o primeiro a ser vacinado? Não se trata de me colocar em primeiro lugar, mas de garantir a todos que a vacina é segura”, declarou. Em seguida, os profissionais de saúde e servidores públicos terão prioridade.

A Indonésia recebeu da China 3 milhões de doses da Coronavac. Sua população total é de 270,6 milhões, e já registrou 24.129 óbitos.