Chegada da Sputnik V da Rússia no Aeroporto de Túnis. Sputnik está autorizada por cerca de 50 países

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), responsável pelo desenvolvimento da vacina Sputnik V contra o coronavírus, anunciou nesta sexta-feira (19) um acordo com um grupo farmacêutico da Índia para produzir ao menos 200 milhões de doses.

Após financiar parte do desenvolvimento da vacina, o RDIF comunicou que havia se associado à Stelis Biopharma, filial do grupo farmacêutico Strides, para produzir a partir do primeiro trimestre deste ano “um mínimo de 200 milhões de doses, suficientes para vacinar 100 milhões de pessoas”.

A vacina russa já se encontra autorizada por cerca de 50 países do mundo, mas ainda não está homologada na Índia, onde os ensaios clínicos estão em andamento. Com 11,5 milhões de casos e 160 mil mortes, o país de 1,39 bilhão de habitantes investe para barrar a pandemia.

“Os volumes significativos de vacina produzidos conjuntamente com a Stelis contribuirão para ampliar o acesso à vacina em escala global”, declarou o responsável do RDIF, Kiril Dmitriyev.

Com sua edição de fevereiro, a destacada revista científica Lancet referenda a estratégica contribuição da Sputnik V para o combate à pandemia: