Nesta sexta-feira (2), foram celebrados os 198 anos das lutas do povo baiano, que culminaram na Independência do Brasil na Bahia. O PCdoB da Bahia e parlamentares do partido se manifestaram pelas redes sociais ressaltando a importância da data para o estado e o país.

“O hino da Independência da Bahia sempre inspirou a nossa luta, porque traduz exatamente o que nós, baianos e baianas, sempre fomos: intolerantes com governos tiranos — especialmente os que usam a máscara da honestidade para esconder os mais sórdidos esquemas de corrupção”, colocou o PCdoB-BA. E acrescentou: “Que a lembrança do destemor do nosso povo no 2 de Julho renove a nossa luta pelo Fora Bolsonaro. Com governo corrupto e genocida não combinam brasileiros corações”.

A deputada federal Alice Portugal colocou: “Hoje é 2 de Julho, data magna da Bahia. Dia de homenagear os nossos heróis e heroínas e renovar a luta por democracia e liberdade. Dia de destacar o papel relevante da Bahia na conquista da Independência do Brasil. Viva o 02 de julho! Viva a luta do povo baiano!”.

Da mesma forma, o deputado federal Daniel Almeida pontuou: “As batalhas árduas pela independência do nosso país aconteceram na Bahia, onde houve vários pontos de confronto com a tropa portuguesa, tendo três mulheres como figuras de destaque para a nossa emancipação: Maria Felipa, Joana Angélica e Maria Quitéria. Salve o 2 de Julho!”.

O deputado federal baiano Orlando Silva (PCdoB-SP) também se pronunciou sobre a data: “Hoje é 2 de Julho, dia de celebrar a luta sem tréguas do povo baiano pela Independência do Brasil na Bahia”.

Fabrício Falcão, deputado estadual do PCdoB, apontou: “2 de Julho de 1823, a Bahia consumava a Independência do Brasil. Com a vitória dos baianos, estava consolidado um novo capítulo da história brasileira”. E acrescentou: “Nossa luta continua. Hoje batalhamos contra um inimigo mortal – o coronavírus. Mais uma vez, brilhará a força e a perseverança do povo baiano. Venceremos essa guerra”.

O companheiro da bancada comunista na Assembleia baiana, deputado Bobô, declarou: “Salve a festa maior da Bahia. Viva a força e a luta do povo baiano, que ajudou a consolidar a Independência do Brasil”.

O também deputado estadual do PCdoB da Bahia Zó Lima colocou: “Nossa história foi escrita com a coragem, a força e a grandeza do povo baiano, um povo de fé que perseverou e cravou a Independência do Brasil na Bahia. Tenho muito orgulho de ser baiano e é inspirado pela bravura dos heróis e heroínas da Independência que sigo lutando com o coração cheio de esperança de dias melhores”.

A deputada estadual Olívia Santana saudou a data convidando a assistir vídeo (abaixo) no qual ela fala sobre o papel das mulheres não episódio histórico: “Dia da Independência da Bahia! Você sabe quais foram as guerreiras que marcaram a história da luta pela liberdade do nosso povo? Apresento a vocês Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica”.

Assista abaixo o vídeo da deputada Olívia Santana.

Por Priscila Lobregatte