Escombros de uma escola no Oregon, o epicentro da onda de incêndios nos EUA | Foto: Kathryn Elsesser/AFP

Com incêndios florestais descontrolados na costa oeste dos EUA já deixando 26 pessoas mortas e forçado milhares a deixarem seus lares, grupos de ódio trumpistas vêm difundindo boatos nazistas de que os fogos são provocados por manifestantes oposicionistas ao presidente bilionário. Os boatos começaram nos esgotos das redes digitais de ódio e passaram a ser repercutidos abertamente por partidários de Trump.

No sábado (12), foram 97 grandes incêndios no oeste em geral, incluindo 12 em Idaho e nove em Montana, disse o Centro Nacional Interagências de Bombeiros. A maior devastação vem ocorrendo nos três Estados contíguos da costa oeste, Califórnia, Oregon e Washington, onde o fogo já consumiu uma área quase equivalente a de 14 cidades do tamanho de São Paulo reunidas.

Na Califórnia, três dos cinco maiores incêndios florestais da história do Estado estão queimando agora, segundo as autoridades e ao todo os fogaréus são 16. Chuva escassa, calor abrasador e ventos fortes ajudam a propagar e alimentar as chamas. Em San Francisco, com a fumaça tornando o céu laranja, parece que se está “no apocalipse”, disseram moradores.

No Oregon, o chefe dos bombeiros florestais, Doug Grafe, afirmou que se espera que pelo menos oito dos incêndios florestais de Oregon queimem “até que caiam as chuvas de inverno”. O Estado anunciou que se prepara para um ‘incidente de fatalidade em massa’ e que 500 mil pessoas estão sob alerta de evacuação.

Em Portland, a principal cidade do Estado, moradores da periferia tiveram que procurar abrigo em um centro de convenções. A 100 quilômetros ao sul, bombeiros estão correndo contra o tempo para deter um grande incêndio antes que ele se funda com outro, próximo ao rio Riverside, que já queimou mais de 560 quilômetros quadrados.

Em Washington, a pequena cidade de Malden teve 80% dos prédios destruídos – incluindo o corpo de bombeiros e a prefeitura. “Quando eu olho nos olhos das pessoas que perderam suas casas e vejo suas lágrimas, acho que essas pessoas merecem uma resposta para tentar protegê-las e tentar remover as ameaças”, afirmou o governador Jay Inslee.

Há dezenas de desaparecidos. Entre as vítimas, há um bebê de 1 ano – cujos pais tentaram escapar do fogaréu, se jogando em um rio, mas a criança não resistiu às queimaduras -, e um adolescente, encontrado abraçado com seu cachorro dentro de um automóvel que foi envolvido pelas chamas. Pessoas vêm tendo que deixar suas casas para salvar a vida, na maioria das vezes só levando a roupa do corpo e o veículo.

É exatamente isso que torna ainda mais absurda a propagação de mentiras de nazistas, atribuindo os incêndios a grupos de “antifas” (antifascistas), o que levou a que pessoas no Oregon se recusassem a deixar suas casas em áreas em risco iminente, para “proteger suas residências”, pondo vidas em risco.

Até mesmo o escritório do FBI de Portland precisou informar que “relatos de que extremistas estão causando incêndios florestais no Oregon são falsos”. O porta-voz do Facebook, Andy Stone, anunciou que a plataforma agirá para remover as falsidades.

As alegações de que os antifas – movimento antifascista – causaram os incêndios começaram quando a conta anônima por trás da QAnon postou um link para um tweet de Paul Joseph Romero Jr., um ex-candidato republicano ao Senado dos EUA por Oregon, alegando que o Gabinete do Xerife do Condado de Douglas tinha seis “incendiários” Antifa sob custódia.

A postagem de “Q” foi publicada no 8Kun, um sucessor do fórum de mensagens 8chan, onde os usuários costumavam postar conteúdo de ódio. Em 2019, o 8chan foi associado a pelo menos três atrocidades, incluindo o massacre de El Paso, Texas, que deixou 23 hispânicos mortos.

No post que incluía o tweet de Romero, “Q” sugeria que os incêndios estavam ligados a “terrorismo doméstico altamente coordenado”. No início do ano, Trump andou ameaçando rotular o movimento antifa de ‘organização terrorista’, na tentativa de estigmatizar os manifestantes contra o racismo e a impunidade.

O QAnon é um movimento de simpatizantes de Trump, que o consideram o herói que irá deter a conspiração de “reptilídeos adoradores de Satã” com “integrantes do Estado Profundo, democratas e Hollywood” para difundir “a pedofilia e o canibalismo”.

No Facebook, o gabinete do xerife do Condado de Douglas pediu à população para não ser levada pela onda de desinformação, e exortou: “Faça a sua parte. PARE DE ESPALHAR RUMORES”.

“Os boatos se espalharam como um incêndio”, alertou o xerife em postagem na quinta-feira, acrescentando que sua equipe havia sido “sobrecarregada com pedidos de informações e investigações sobre um boato FALSO de que 6 membros da Antifa foram presos por atearem fogo” na área.

É preciso muita baixeza para – numa situação como essa, com pessoas tendo de abandonar suas casas em desespero e com tantos desabrigados, feridos e mortos – tentar tirar vantagem eleitoral em benefício de Trump.

São depoimentos dramáticos. “Você nunca acredita que tudo vai explodir em chamas”, disse Marian Telersky, que perdeu sua casa na cidade de Talent, no sul do Oregon, a uma emissora de tevê. “É muito para lidar.”

“Eu saí sem meias, sem nada – literalmente, as roupas do corpo”, relatou Lori Johnson, a repórteres, em Salem, depois de ter sido acordada, junto com a família, no meio da noite por policiais pouco antes de um incêndio consumir sua casa na vizinha Mill City.

Para os governadores democratas da Califórnia e de Washington, a escalada dos incêndios florestais deveria fazer os céticos pensarem melhor sobre a crise ambiental. “A Califórnia está no meio de uma crise climática existencial”, disse o governador Gavin Newsom. “Foi há apenas dois anos que esta área viu o incêndio florestal mais mortal da nossa história. Agora, a apenas alguns quilômetros de distância, outro incêndio devastou essas mesmas comunidades.” . Por sua vez, o governador do estado de Washington, Inslee, reiterou que “não são apenas incêndios florestais, são incêndios climáticos e não podemos e não vamos render nosso Estado”

Já foi identificado o menino de 13 anos encontrado carbonizado, com seu cão, em Marion, Oregon. No incêndio, morreu também a avó de 71 anos, Peggy, e a mãe, Angie, foi encontrada vagando pela estrada e está em estado crítico. A governador de Oregon, Kate Brown, considerou a destruição de duas pequenas cidades, Phoenix e Talent, de 11 mil habitantes, somados, como provavelmente “a maior perda de vidas humanas e propriedades devido a um incêndio florestal na história de nosso Estado”.

***