Inácio Arruda sendo homenageado na Urca | Foto: Urca

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou na noite desta terça-feira, 14, a aula inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo, que funcionará no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte. O curso é o único público do interior do Estado e o segundo do Ceará. A primeira turma é composta por 33 alunos.

Na ocasião, o ex-Secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior (Secitece), do Ceará, Inácio Arruda, recebeu uma homenagem pelos relevantes serviços prestados à universidade e especificamente no processo de articulação para a criação do curso, juntamente com o professor de arquitetura e urbanismo, Napoleão da Silva Neto, integrante do Conselho Estadual de Arquitetura.

O evento teve ainda a presença da coordenação do novo curso e integrantes da equipe responsável pela elaboração do projeto de criação, além dos pró-reitores, diretores de centro e os alunos da nova turma.

Inácio Arruda no destaque | Foto: Urca

Momento histórico

O Reitor em Exercício, Carlos Kleber de Oliveira, destacou a importância histórica do momento e deu as boas-vindas aos alunos. Ele enfatizou que o curso é o único público no interior do Ceará, e o segundo do Estado, e que essa é uma oportunidade para a universidade, de adentrar essa área de estudo, incluindo atividades de extensão, pesquisa e intervenção para fora da universidade. “Temos a missão de formar bons profissionais, mas a maior de promover o desenvolvimento da nossa região e preservação do nosso patrimônio cultural e ambiental, que é riquíssimo”, ressaltou Professor Carlos Kleber. Ainda acrescentou que os alunos e professores já entram nessa seara com uma grande missão, e com isso ter o reconhecimento da comunidade.

Para o agraciado da noite, Inácio Arruda, essa é uma data marcante para o Estado do Ceará, para a Universidade e a vida de cada um dos alunos, primeiros a integrar o curso de Arquitetura, que estão fazendo história e vão estar na placa como os pioneiros.

“Alegria imensa participar da aula inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Urca. Uma grande conquista para os estudantes da região, que a partir de hoje contam com uma formação de excelência na área, ofertada por uma universidade comprometida com a produção do conhecimento e com o desenvolvimento do Ceará.”, escreveu Inácio em suas redes sociais.

O novo curso é resultado da política de expansão do ensino superior, promovida pelo Governo do Estado, para democratizar o acesso ao conhecimento científico e beneficiar todos os cearenses.

Foto: Urca