Na tarde desta sexta-feira (26), o candidato a presidência pela Coligação O Brasil Feliz de Novo (PT/PCdoB/Pros), Fernando Haddad, participa do Ato da Virada em Salvador na Bahia. Uma multidão de mais de 100 mil pessoas participa da atividade. Pela manhã, o candidato esteve em João Pessoa-Paraíba.

Na caminhada, ao lado de mestres de capoeira da Bahia, o candidato à presidência afirmou que fez questão de estar com a família do Mestre Moa do Katendê, que foi assassinado no domingo (7/10) – dia de eleição no primeiro turno – após por ter anunciado seu voto em Haddad. “Muita sensibilizado ainda com a tragédia que aconteceu aqui em Salvador, um mestre conhecido e respeitado por toda comunidade, perdeu sua vida por razões políticas de forma completamente inconcebível”, lamentou Haddad.

Já no fim da tarde, em carro aberto, o candidato petista desfilou pela orla de Salvador e recebeu a vibração de uma multidão animada.
Confira abaixo imagens:

Agora à noite:

​“O Brasil não merece o ódio e o fascismo”

Militantes dos partidos da Coligação e dos que apoiam Haddad no segundo turno também participam desta grande festa. Pelo PCdoB, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), reeleita para o quinto mandato na Câmara, participou do ato e disse animada com a possibilidade de vitória. Para Alice, é uma grande honra receber Haddad na véspera do segundo turno. Ela acredita que os baianos irão confirmar nas urnas a vitória da democracia. Segundo ela, a virada já começou.

“Estamos confiantes na vitória do Haddad. A virada já está acontecendo nas capitais brasileiras. Agora, as disputas partidárias já foram superadas e o povo já entendeu que precisamos escolher entre a civilização e a barbárie. É a democracia contra um candidato a ditador. Eu convivo com Bolsonaro há 16 anos no Plenário da Câmara. Ele não termina uma frase sem uma ofensa. Por isso, peço ao Brasil e à Bahia o voto para Haddad para que tenhamos a possibilidade de garantir para o nosso país: democracia, participação popular e um governo voltado para aqueles que mais precisam. O Brasil não merece o ódio e o fascismo. Queremos paz e não tortura”, diz Alice.

Ainda esta noite, às 20h50, Haddad concede entrevista para a TVE Bahia. “O Brasil quer debate e eu quero apresentar as propostas que vão tirar o país da crise.

Em João Pessoa

Pela manhã, Haddad esteve na Paraíba. Além da caminhada da virada em João Pessoa, que reuniu mais de 50 mil pessoas, Haddad lembrou que não venceu no primeiro turno em João Pessoa, mas que esta é a hora da virada.

No primeiro turno Fernando Haddad venceu a eleição em 219 cidades da Paraíba, sendo derrotado apenas em João Pessoa, Campina Grande, São Bento e Santa Luzia.

O candidato participou de entrevista coletiva. Respondeu perguntas da imprensa local e apresentou propostas sobre Educação, Segurança Pública, Economia, entre outros temas e afirmou que o candidato Jair Bolsonaro (PSL), não tem coragem e não honra a farda. “(Bolsonaro) não foi para nenhum debate comigo. Ele é a própria fake news”, afirmou o candidato Ele também declarou que seu adversário desrespeita o povo, incentiva formação de milícias e de capangas e estimula o medo.

Assista a fala de Haddad no ato em João Pessoa: