A presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, representou a legenda no ato que oficializou a substituição de Luiz Inácio Lula da Silva na chapa para Fernando Haddad candidato e Manuela d’Ávila vice candidata à presidência da República na coligação O Povo Feliz de Novo (PT-PCdoB-Pros). O anúncio aconteceu na presença da militância e apoiadores em frente a sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba-PR, na tarde desta terça-feira (11).

Na ocasião, um dos fundadores do PT, amigo pessoal de Lula, Luiz Eduardo Greenhalgh leu uma carta do ex-presidente em que ele afirmava que ao lado de Haddad estará Manuela d’Ávila, como candidata a vice-presidente, confirmando a aliança histórica entre PT e PCdoB.

“A nossa lealdade, minha, do Haddad e da Manuela, é com o povo em primeiro lugar. É com os sonhos de quem quer viver outra vez num país em que todos tenham comida na mesa, em que haja emprego, salário digno e proteção da lei para quem trabalha; em que as crianças tenham escola e os jovens tenham futuro; em que as famílias possam comprar o carro, a casa e continuar sonhando e realizando cada vez mais. Um país em que todos tenham oportunidades e ninguém tenha privilégios”, afirmou Lula.

Ainda segundo o ex-presidente, ele pode ser injustamente preso, mas as suas ideias, não. Nenhum opressor pode ser maior que o povo. Por isso, nossas ideias vão chegar a todo mundo pela voz do povo, mais alta e mais forte que as mentiras da Globo”.

“Por isso, quero pedir, de coração, a todos que votariam em mim, que votem no companheiro

Fernando Haddad para Presidente da República. E peço que votem nos nossos candidatos a governador, deputado e senador para construirmos um país mais democrático, com soberania, sem a privatização das empresas públicas, com mais justiça social, mais educação, cultura, ciência e tecnologia, com mais segurança, moradia e saúde, com mais emprego, salário digno e reforma agrária.”

Fernando Haddad fez um pronunciamento já como candidato à Presidência da República.

“Vamos olhar os brasileiros e dizer: recebemos uma missão do presidente Lula, que é olhar nos olhos do povo brasileiro e fazer rememorar os dias que vivemos, porque construímos juntos um país diferente. Não é hora de voltar para casa de cabeça baixa, é hora de sair às ruas de cabeça erguida e ganhar essa eleição. Vamos ganhar essa eleição por Lula, pelo PT, PCdoB, movimentos sociais e pelo Brasil, porque o Brasil merece essa vitória”, afirmou Haddad.

“Não vamos desistir desse país, especialmente depois que conhecemos o Brasil que deu certo. Não podemos mais abrir mão de realizar esse sonho no dia a dia, do trabalhador, do jovem, da mulher negra e do indígena. Estamos juntos. Temos uma tarefa monumental pela frente, mas não temos nada maior que a nossa vontade de devolver o Brasil para os brasileiros. Contamos com cada um de vocês”, afirmou o candidato à presidência.

 

Assista abaixo o pronunciamento da chapa O Brasil Feliz de Novo: