O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) exibe nesta quarta-feira (3) um depoimento da candidata à deputada federal Gregória Benário (PB). Em encontro do partido em Brasília-DF, Gregória conversou com a Comunicação.

No vídeo, Gregória aborda a baixa representatividade das mulheres na política. Atualmente, dos 513 deputados federais, apenas 54 são mulheres, o que equivale a 10,5%. Para ela, é “preciso vencer a subrepresentatividade feminina no espaço político, que perpassa por longos anos no cenário nacional”.

Na Paraíba é tradicional os candidatos serem políticos oligárquicos e conservadores, mas a candidatura de Gregória vai na contramão deste cenário, ela representa o novo na política.

“Ter uma mulher que vem defendendo as bandeiras de luta do povo paraibano e da Nação, e que não vem através das forças oligárquicas, de esquema político ou financeiro, isso é uma grande valia porque é uma candidata mulher que está junto com o povo e isso é muito importante”, destaca Gregória.

A candidata ressalta que o Brasil vive uma crise política instaurada com o impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff, em 2016. Para Gregória, esse cenário trouxe “um olhar que perpassa pelo protagonismo das mulheres nestas eleições”. “Nós mulheres estamos exercendo um papel fundamental em defesa da soberania nacional e do povo brasileiro”, pontuou.

Exemplo da importância das mulheres nestas eleições, é o movimento #EleNão, contra a candidatura machista, fascista e misógina de Jair Bolsonaro (PSL), que ocupou as ruas do Brasil inteiro e de várias cidades do mundo no último sábado (29).

Trajetória

Gregória Benário tem 38 anos, é formada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e é presidente estadual do PCdoB-PB.

Começou sua militância na União Brasileira de Mulheres (UBM) e através do feminismo emancipacionismo filiou-se ao PCdoB, há 10 anos. Mas, desde pequena Gregória convive com pessoas do partido, porque seus pais foram filiados à legenda.