Em reportagem sobre investimentos e a boa situação fiscal dos estados, o jornal O Globo destacou o desempenho do Maranhão, administrado, já em segundo mandato, pelo governador Flávio Dino (PCdoB). Conforme a matéria publicada neste domingo (23), cinco dos dez estados que mais investem no país, hoje, estão no Nordeste. Estas unidades têm conseguido romper com o ciclo negativo da economia nacional.

Entrevistado pela publicação, Flávio Dino ressaltou que apesar das dificuldades impostas pela crise, seu estado nunca deixou de cumprir o Plano de Ajuste Fiscal (PAF) firmado há cinco anos com o Tesouro. Outro compromisso honrado foi nunca ter atrasado os salários dos servidores.

“Reduzimos o custo da gestão (foram R$ 300 milhões a menos em 2019), agimos com probidade, combatendo a corrupção, e ampliamos a receita”, afirmou.

Pelas redes sociais, Dino comemorou os resultados explicando que os investimentos são para ampliar a oferta de serviços públicos:

O Maranhão também está no ranking dos dez estados que mais melhoraram na educação, tendo em vista o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme destacou o jornal.

Dino tem realizado numerosas obras públicas para melhorar as escolas estaduais do Maranhão: em cinco anos, quase mil foram entregues. Novidades do governo Dino são as dezenas de escolas em tempo integral e, até mesmo, um escola pública bilíngue. Além disso, é grande o investimento nos professores. O estado, que já tinha o maior piso salarial do Brasil para estes profissionais, aumentou ainda mais o investimento. Em 2020, os professores da rede pública estadual com 40h semanais de trabalho passaram a receber o piso de R$ 6.358,96, mais que o dobro do piso nacional.