Dino entregou títulos de terra a 97 famílias agricultoras

O governo Flávio Dino (PCdoB-MA) entregou nesta segunda-feira (17) quase uma centena de escrituras públicas de aquisição de terras para famílias agricultoras do Maranhão. Ao destacar a conquista dos trabalhadores, Dino ressaltou que a Educação e a Produção são eixos fundamentais do governo. “O passo dado hoje se insere em uma lógica de desenvolvimento do Maranhão. A nossa base está na terra, na produção, na agricultura. Esse é o nosso tesouro. Sobre essa base é que temos conseguido avançar na perspectiva do desenvolvimento do estado”, disse.

Autoridades do executivo estadual, do Ministério da Agricultura e Pesca, entidades de classe, movimentos sociais do campo, deputados estaduais e prefeitos de municípios beneficiados participaram da cerimônia de entrega realizada no Palácio dos Leões. Os terrenos foram comprados no âmbito do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), numa parceria entre Governo do Estado e Governo Federal.

Flávio Dino destacou, também, as parcerias em prol de ações que beneficiam os trabalhadores do campo. Da mesma forma, ressaltou o papel de entidades e movimentos sociais, como a Fetaema e os sindicatos dos trabalhadores rurais. “O fortalecimento da dimensão coletiva e dos movimentos sociais do campo são fundamentais na construção dessas políticas de incentivo à produção”, pontuou.

No âmbito do PNCF, foram investidos quase R$ 9 milhões para aquisição das terras, investimento em projetos produtivos e assistência técnica, beneficiando agricultores familiares dos municípios de Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande, Lago da Pedra, São José dos Basílios e Tuntum.

Para o seu Raimundo Nonato, que falou em nome das trinta famílias beneficiadas no município de São José dos Basílios, as escrituras representam a concretização de um sonho. “Foram anos de muitas lutas, mas agora temos nossos documentos e podemos participar dos programas de apoio do Governo, principalmente da agricultura familiar”, comemorou o agricultor.