A Secretaria Estadual de Saúde do Pernambuco (SES-PE) anunciou o cronograma de abertura de novas vagas em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para crianças.

A medida ocorre por conta do grande aumento das doenças respiratórias, que tem provocado aumento de internações de crianças com quadros respiratórios graves no Estado.

Em duas semanas, devem ser abertas 80 novas vagas de UTI para crianças, praticamente dobrando a capacidade instalada. Pernambuco possui a maior rede de terapia intensiva para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no público infantil do Nordeste.

Dados da SES-PE mostraram que a espera dobrou na última semana. Em 8 de maio, eram 40 solicitações para leitos de UTI, sendo quatro para adultos e 36 para crianças. No último domingo (15), chegou a 73 o número de solicitações, sendo três para adultos e 70 para crianças.

A sazonalidade para doenças respiratórias que costuma ocorrer entre os meses de março e junho em Pernambuco surpreendeu os gestores da Saúde do estado com nível de transmissibilidade viral bem acima da expectativa, afetando especialmente o público infantil.

A vacina contra gripe do calendário 2022 poderia ter reforçado a imunidade dessa população, mas só foi liberada para faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos no dia 3 de maio, o que pode ter favorecido o aumento significativo de bebês e crianças doentes nas últimas semanas.

Segundo a SES-PE, a maior parte dos pacientes registrou infecções leves com tosse, coriza e febre baixa, sintomas que somem de 3 a 5 dias.

Quando o quadro é persistente, com febre alta por mais de 3 dias e desconforto respiratório, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde para orientar as famílias com filhos de até 5 anos.

O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial da última quarta (18), a nomeação de 369 concursados para reforçar a rede pública estadual de Saúde. Do total de convocados, são 72 médicos, 129 analistas em saúde (profissionais de nível superior), 166 assistentes em saúde (profissionais de nível médio), além de dois fiscais de vigilância sanitária. Dentre os médicos, 14 são pediatras e 46 são fisioterapeutas, que irão reforçar os plantões em unidades de referência em pediatria.

Apenas neste ano, com mais essa convocação, já são 915 servidores públicos nomeados pelo governador Paulo Câmara para a rede estadual de Saúde. A última nomeação ocorreu em abril, sendo convocados 256 profissionais (112 médicos, 53 profissionais de nível superior e 88 de nível médio, além de três fiscais de vigilância sanitária).

No início do ano, em janeiro, foram convocados 290 concursados para a Saúde (101 médicos, 56 profissionais de nível superior, 128 de nível médio, além de cinco fiscais de vigilância sanitária). Ao todo, desde o início da pandemia, com mais essa nomeação, já são mais de 15 mil profissionais convocados para qualificar a assistência à saúde da população em Pernambuco, sendo 4.828 mil candidatos aprovados em concurso público da pasta e outros 10.828 mil profissionais aprovados em seleções públicas.

Em outra frente, a SES-PE já autorizou o reforço nas escalas de plantão de pediatria e de fisioterapia nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais. Além disso, em parceria com a Sopepe, será realizada capacitação com os profissionais da rede estadual para garantir uma maior qualidade no atendimento e mais segurança na assistência.