Dino e funcionários do Porto do Itaqui em 2017: transporte de soja ajudou a elevar o PIB do Maranhão

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Maranhão teve o quarto maior aumento do PIB entre os estados brasileiros em 2017. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14). A alta foi de 5,3%. O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de riquezas de um país, Estado ou cidade. Ou seja, quanto maior, melhor a economia.

Pelas redes sociais, o governador Flávio Dino (PCdoB) comemorou o resultado agora confirmado e agradeceu aos trabalhadores, empresários e servidores públicos do Maranhão.

O desempenho da economia maranhense também ficou bem acima da média nacional, que cresceu 1,3%.

O agronegócio foi o setor que puxou para cima o PIB maranhense. Boa parte da produção de grãos é transportada pelo Porto do Itaqui, que também teve forte contribuição para o resultado.

À frente do Maranhão, só ficaram Rondônia (5,4%), Piauí (7,7%) e Mato Grosso (12,1%). No Nordeste, o Maranhão teve a segunda maior alta do PIB em 2017.

Os PIBs estaduais são divulgados sempre dois anos depois, devido à complexidade da tabulação.