Governador Flavio Dino (PCdoB-MA) e trabalhadores no Maranhão

A edição desta terça-feira (08/10) de O Globo mostra que São Luís, capital do Maranhão, governado por Flavio Dino (PCdoB), é a única no Nordeste a acumular saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada neste ano. Os dados são de levantamento da consultoria Tendências, realizado a pedido do jornal.

A pesquisa inclui os meses de janeiro a agosto. Com 4.822 empregos formais gerados, São Luís ocupa a sexta posição em criação de vagas entre todas as capitais brasileiras.

“A recuperação do mercado de trabalho encontra entraves no Nordeste – onde oito das nove capitais tiveram resultado negativo”, destaca a reportagem.

O governador Flavio Dino comemorou o resultado nas redes sociais e divulgou ranking elaborado pelo jornal:

O desempenho de São Luís segue o do Maranhão, que tem gerado empregos novos pelo terceiro ano seguido.

O emprego com carteira assinada no Estado vem crescendo mais do que a média brasileira.  Entre janeiro e agosto deste ano, o aumento dos postos formais foi de 1,63% no Maranhão. No Brasil, foi de 1,55%. A expansão maranhense é bem maior que a do Nordeste, que cresceu 0,09% no acumulado do ano.

Além disso, o Maranhão é o segundo Estado que mais abriu empregos com carteira assinada no Nordeste entre janeiro e agosto de 2019. Foram 7.569 vagas formais até agora. No Nordeste, só a Bahia tem desempenho melhor.