Presidente Xi Jinping em visita de inspeção ao vilarejo de Zhaojiawa, na província de Shaxi, em 2017

O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) Xi Jinping, relatou na quinta-feira (3), que o país cumpriu as metas de redução da pobreza de acordo com o programado.

Xi afirmou que o governo conseguiu retirar de todos os distritos os que constavam na linha de pobreza extrema, especialmente os que se encontram na área rural, totalizando quase 100 milhões de chineses. “Um resultado de oito anos de trabalho para que isso fosse concretizado”, acrescentou o presidente chinês.

Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, realizado em 2012, o país busca focar na diminuição da pobreza, destacou o presidente em reunião do Birô Político do Comitê Central do PCCh.

“A China ainda enfrenta problemas em termos de desenvolvimento desequilibrado”, reconhece Xi, mas assegura que o Comitê Central do PCC prioriza a população no sentido de torná-la próspera, sendo esse o objetivo determinado pelo 18º Congresso.

“Os esforços de alívio da pobreza fornecerão uma base sólida”, observou Xi, “alcançando o objetivo centenário de trazer para os pobres e as pessoas de todos os grupos étnicos a sensação de realização, segurança e felicidade”.

A reunião teve como principal objetivo procurar manter estáveis as atuais políticas de apoio, suporte financeiro e assistências.

Xi observa ainda que a China busca melhorar o seu mecanismo de monitoramento de assistência, pois isso evitará que as pessoas que superaram a condição de pobreza retornem a ela. Para isso, será acompanhado o desenvolvimento dos distritos e aldeias onde grande parte da população foi retirada dessa condição.

Na reunião, foram citados os esforços que continuarão a fim de manter os empregos estáveis, a formação das pessoas em habilidades profissionais e também movimentos para fortalecer a cooperação entre as regiões do leste e oeste, garantindo assim a promoção de mais empregos.

As conquistas da China quanto ao alívio da pobreza durante os últimos 40 anos “têm sido nada menos do que notáveis”, afirmou James Lynch, diretor geral do Departamento Regional da Ásia Oriental do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB).

“Em 1978, a pobreza extrema era de 80%. Desde então, uma combinação de rápido crescimento econômico e políticas efetivas eliminaram a pobreza extrema”, disse Lynch em entrevista ao portal Xinhua.

“Durante os últimos 40 anos mais de 700 milhões de pessoas na China saíram da pobreza, contribuindo com mais de 70% dos esforços globais sobre redução da pobreza”, acrescentou o diretor do ADB.