Pazuello, ministro da Saúde

O Fórum Nacional de Governadores enviou, neste domingo (14), um ofício ao Ministério da Saúde pedindo que o governo federal adote medidas de restrição em todo o território nacional para conter o avanço da pandemia. O grupo quer ainda que o Planalto regulamente com urgência a lei que autoriza Estados e municípios a comprarem vacina.

“Os governadores dos entes federados brasileiros, ao considerarem a gravidade da pandemia que acomete todas as regiões do país, solicitam o apoio desse Ministério, visando à coordenação e adoção de medidas em âmbito federal, com o fito de conter o coronavírus e reduzir adoecimento, internações e óbitos de brasileiros”.

Entre as medidas propostas pelos governadores está a alteração em regras de funcionamento de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias, “com exceção das que possam afetar o funcionamento do transporte de carga e dos demais serviços federais que se afiguram como essenciais para a vida”

O grupo argumenta que o apelo é urgente devido ao “atual contexto de agravamento” da pandemia no Brasil. A situação, de acordo com os governadores, “deve perdurar até maio, quando esperanças renovadas sobrevirão com o término da Fase 1 do Programa Nacional de Imunização, previsto para abril, garantindo, assim, os efeitos da vacina sobre o grupo de maior risco”.

Pelo menos 11.483.370 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 e 278.229 morreram pela doença até as 17h do último domingo (14).

São 1.127 vítimas a mais que o confirmado no sábado (13). É a 1ª vez em 4 dias que o número de mortos se afasta da casa de 2.000 casos diários. No entanto, aos fins de semana os dados tendem a ser menores. Isso porque alguns Estados têm dificuldade em atualizar as bases de dados fora dos dias úteis.

O ofício foi assinado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do grupo. “O afastamento social é fundamental para quebrar o ciclo de transmissão do coronavírus e, consequentemente, reduzir contaminações, internações e mortes pela covid-19”, declarou Dias.

O Fórum pede urgência na regulamentação da lei que autoriza Estados e municípios a comprarem vacinas.

“Tal iniciativa condiz com as diretrizes nacionais de vacinação e as providências adotadas por governadores e prefeitos, no contexto da universalização da aplicação das vacinas disponíveis no país”, dizem os governadores.

No sábado (13), o Consórcio dos Estados da Região Nordeste anunciou a compra de 37 milhões de doses da vacina russa contra Covid-19 Sputnik V. Os contratos terão a participação do governo federal. Os imunizantes serão destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Plano Nacional de Imunização, e serão distribuídos em todo o país, a partir de abril.