São Luís, no Maranhão, foi palco do 4° Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC). Em virtude do evento, na última sexta-feira (18), o governador Flávio Dino (PCdoB-MA), se reuniu com os coordenadores do ENDC para dialogar sobre a defesa da liberdade de expressão.

E em longa entrevista aos Jornalistas Livres, veiculada na manhã desta segunda-feira (21), Dino voltou ao tema, ressaltando que comunicação é um direito que deve ser garantido à população.

“Temos que democratizar a riqueza, a renda, não há dúvida, mas também o conhecimento e a informação”, defendeu.

Na entrevista, o governador também tratou das dificuldades de diálogo com o governo federal. Na visão do comunista, é preciso lutar pelo direito às divergências e para que, ao mesmo tempo, seja possível manter “parcerias administrativas, diálogo”.

“Mas, como estamos acompanhando, é muito difícil uma vez que temas fundamentais, para citar exemplos recentes, a crise na Amazônia e, agora, a crise ambiental com o óleo no Nordeste, há uma divisão clara entre visões, uma cisão clara de concepções de como deve atuar o poder público”, afirmou, resumindo que, “objetivamente é claro que esses fatores políticos impactam nas ações de governo e no prolongamento da crise econômica que estamos vivendo já há quatro ou cinco anos. Mas seguimos acreditando que as coisas mudam, e podem mudar pra melhor.”

Dino também pontuou características de seu governo que permitem que seja bem avaliado pela população, como ressaltou a entrevistadora. Segundo ele, por um lado trata-se de um “governo sério, honesto no sentido da probidade, no modo como gerencia o dinheiro público. Temos um governo republicano, que cumpre a Constituição e concretiza as políticas públicas”, definiu.

Além disso, ressaltou a visão distributiva que norteia as ações traz respeitabilidade para as ações, mesmo para aqueles que não concordam inteiramente com elas. “[É um governo que tem a] visão de que não pode concentrar riqueza, oportunidades, conhecimento, nas mãos de poucos.  Essa é uma mudança profunda. Nosso governo luta contra desigualdades (…) e tem resultados nítidos, por exemplo, nos indicadores educacionais ascendentes”, destacou.

Assista a íntegra da conversa a seguir:

 

4° ENCT

Realizado pela primeira vez no Maranhão, o 4° Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENCT) debateu temas essenciais da área, com ênfase em assuntos relacionados à liberdade de expressão, defesa de uma internet livre e aberta e de um sistema de mídia plural e diverso. Organizado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o evento contou com apoio do Governo do Maranhão e da Faculdade Estácio de Sá.

A coordenadora geral do FNDC, Renata Mielli, que é membro também do Comitê Central do PCdoB, acredita que o encontro é uma oportunidade de abertura do debate sobre liberdade de expressão entre diferentes atores da sociedade.

“O Brasil vive um período muito difícil. Assistimos a uma escalada autoritária muito grande, perseguição a comunicadores e a jornalistas. A resistência do campo democrático popular na defesa da liberdade de expressão é essencial para que a gente impeça que esse avanço autoritário se aprofunde e para que a gente possa dialogar com a sociedade os problemas reais do Brasil”, conclui Mielli.

Ao final do encontro, foi realizada a leitura e aprovação da Carta de São Luís, que alerta a sociedade brasileira sobre a necessidade de defesa intransigente da liberdade de expressão para garantir a democracia. Leia a íntegra do documento.