Governado por Flávio Dino (PCdoB), o Maranhão está entre os oito estados brasileiros que conseguiram reduzir o número de homicídios de jovens de 15 a 29 anos, entre 2015 e 2016, de acordo com o Atlas da Violência 2018, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Segundo os dados, os outros 18 estados e o Distrito Federal tiveram aumento nesse crime.

A queda de homicídios entre 2015 e 2016 no Maranhão foi de 3,3%. Enquanto, no Brasil, houve alta de 7,6%.

A taxa de homicídios de jovens no estado maranhense vinha crescendo até 2014. Em 2015, esse índice começou a cair. E a queda se manteve em 2016.

O Atlas da Violência divulgado nesta terça-feira (5), não traz os dados em relação ao ano de 2017 (estes dados serão apresentados na edição do próximo ano, mas, outras estatísticas já mostram que os homicídios continuam caindo no Maranhão.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, por exemplo, o estado registrou redução de 73% nas ocorrências de assaltos a banco, quando comparados os anos de 2017 e 2014. Já a Região Metropolitana de São Luís fechou o último ano com redução de 40,6% na quantidade de homicídios notificados, no mesmo período.

Veja aqui dados completos.