A convenção da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), formada por PT, PCdoB, PV e que selou coligação com o PSB, formalizou a candidatura de Wolmir Amado (PT) ao governo de Goiás, a de Fernando Tibúrcio (PSB) a vice-governador e de Denise Carvalho (PCdoB) ao Senado Federal. O anúncio ocorreu na última sexta-feira (5), no Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, no Setor Universitário, em Goiânia (GO).

Desde quinta-feira (4), o PT e os partidos da FE Brasil discutiam o nome do vice com o PSB e PSOL, mas o martelo foi batido apenas pouco antes da convenção. Foram definidos ainda os candidatos e as candidatas que disputarão vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Com o objetivo maior de eleger Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência, a federação apresenta uma aliança de centro esquerda para governador e vice que representa a renovação política no estado, além de uma chapa representativa de deputados e deputadas com grande capilaridade e potencial eleitoral para dar suporte ao projeto político-eleitoral de compor a base do governo Lula com qualidade no Congresso Nacional. Já na disputa ao Senado, a expectativa é de que a candidatura popular de uma mulher com larga história de lutas representará a diferença no cenário goiano dominado por maioria de candidatos à direita no espectro político.

Esperança

Primeira a se pronunciar, a ex-deputada estadual Denise Carvalho pontuou: “É uma emoção muito grande estar aqui porque lutamos juntos a vida inteira. Há mais de 40 anos, moramos na mesma casa e apoiamos todas as campanhas do Lula, desde 1989. É uma irmandade que se consolida com a aprovação do PT ao meu nome para o Senado. Agradeço imensamente ao PCdoB, PT e também ao PV e PSB por compreenderem a importância de termos uma mulher neste time do Lula disputando vaga ao Senado em Goiás porque sem as mulheres não há democracia. Estamos numa frente democrática que possui propostas, combatividade e relação com a paz e com os movimentos populares para derrotar o neofascismo. Vamos eleger Lula no primeiro turno e fazer o Brasil voltar para a democracia e para a liberdade. Lula lá e Wolmir aqui até a vitória”.

Em seguida, o advogado Fernando Tibúrcio, assumiu a palavra dizendo que “nunca havia tido a pretensão de me candidatar à cargo eletivo, mas percebendo a situação que o Brasil se encontra e, sobretudo, com a nossa democracia ameaçada, senti que não poderia me omitir. No ano passado, começamos a fazer algumas reuniões em São Paulo com o presidente Lula estabelecendo um diálogo com diversos setores que representavam posições diferentes do espectro político”.

Em seu discurso, o ex-reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, declarou que uma boa política se faz com bons companheiros e boas companheiras, com causa e propósito, com esforço pela unidade e com responsabilidade. “Uma boa política se faz com bom projeto, com princípios, corpo de valores, causas, responsabilidade e estamos aqui compartilhando disso. Que de agora para frente, ninguém se esqueça do outro e que chegaremos ao pódio da vitória dos pobres e do povo de Goiás com coragem e determinação. Uma boa política se faz com esperança e generosidade de vida por que o povo merece voltar a ser feliz. Nosso governo é pra ninguém ficar de fora”, completou.

 

por Carolina Skorupski

 

(PL)