A General Motors (GM) irá paralisar a produção na planta de Gravataí, na Região metropolitana de Porto Alegre (RS), entre abril e julho. De acordo com a montadora, a pandemia provocou uma escassez de suprimentos automotivos em toda a América do Sul.

De acordo com o diretor de assuntos administrativos do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra), Valcir Ascari, os 5 mil funcionários da empresa estão em férias coletivas até 20 de março. Eles retornam no dia 22 e, a partir de 5 de abril, passará a vigorar a suspensão temporária do contrato de trabalho, o chamado lay-off.

“Levando em consideração o atual momento, a notícia não é ruim, porque estamos mantendo o contrato coletivo de trabalho. Não vamos perder o segundo turno de trabalho e vamos abrir, lá na frente, os três turnos, porque tem demanda de mercado. O pátio está vazio”, diz Ascari.

A suspensão de contratos vai atingir toda a operação, segundo comunicado da montadora, nesta quarta-feira (3), feito durante em reunião com a direção do Sinmgra, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag).