Jake Sullivan, Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA

O jornal chinês Global Times, que expressa, de forma oficiosa, a opinião da China direcionada ao público internacional, publicou editorial neste domingo (14), onde denuncia as manipulações do governo e da mídia hegemônica estadunidense que, usando o pretexto da pandemia de Covid-19, tentam “enfraquecer a influência da China em todo o mundo” e “encobrir a própria inépcia”.

O texto é demolidor. Mostra que declarações de especialistas da OMS foram adulteradas para servir a propósitos políticos e argumenta: “A China tem cooperado sinceramente com a equipe de especialistas da OMS para identificar as origens do vírus, enquanto o país luta com sucesso contra a epidemia. Neste inverno árduo, a China reduziu novamente a zero as novas infecções locais diárias, garantindo ao povo chinês um Ano Novo Lunar chinês relativamente harmonioso e feliz. Em contraste, ainda existem cerca de 100.000 infecções diárias e milhares de mortes por Covid-19 nos EUA”.

Para o Global Times, “A autoridade dominante da ciência e da racionalidade está desaparecendo na sociedade americana, e o desejo frequentemente ultrapassa os fatos. Este é o sinal mais significativo de que os EUA estão em declínio”. Leia, abaixo, a íntegra do editorial.

EUA e NYT continuam a enganar os americanos sobre a China

O Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, expressou no sábado (13) “profundas preocupações sobre a maneira como as primeiras descobertas da investigação COVID-19 foram comunicadas e as perguntas sobre o processo usado para chegar até elas.” Ele disse em um comunicado: “É imperativo que este relatório seja independente, com conclusões de especialistas livres de intervenção ou alteração por parte do governo chinês”. É evidente que este alto funcionário dos EUA está tentando manipular a opinião pública para questionar o relatório dos especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Identificar as origens do Covid-19 é um assunto sério que requer um trabalho árduo e científico. Mas os EUA vêm politizando esse trabalho científico, pressupondo e divulgando a narrativa política de que o vírus se originou na China. Washington tem se esforçado para fazer da identificação das origens do vírus pela OMS um processo que justifique a posição dos próprios EUA.

Como a OMS se recusou a cooperar, o antigo governo Trump desentendeu-se com a organização. O governo democrata dos Estados Unidos restaurou o relacionamento com a OMS e jurou respeitar a ciência. Mas parece que a atitude real do atual governo ainda não pode reverter o caminho traçado por seu antecessor.

O atual governo dos EUA deu continuidade às práticas do governo Trump de responsabilizar a China. Ele revelou sua intenção de continuar estigmatizando a China com a pandemia COVID-19 e, assim, enfraquecer a influência da China em todo o mundo. A diferença é que eles usam palavras mais contidas. Mas a atitude anticientífica está quase intocada.

Quando o assessor de segurança nacional se apresentou para questionar o trabalho da equipe de especialistas da OMS e rotulou o trabalho de “investigação”, Washington mal escondeu suas intenções geopolíticas. A declaração de Sullivan está enganando os americanos ao ver a pandemia do ângulo político da competição entre as nações. Os EUA não mostram respeito pela ciência, a menos que a ciência seja útil para Washington.

Pouco antes da declaração de Sullivan, o New York Times publicou um artigo no qual citava erroneamente alguns especialistas da OMS em uma tentativa de caluniar a China. O artigo disse que o governo chinês “torna difícil para eles descobrirem pistas importantes que poderiam ajudar a impedir futuros surtos dessas doenças perigosas”.

Peter Daszak, zoólogo britânico e membro da equipe de especialistas da OMS, e Thea Kølsen Fischer, epidemiologista dinamarquesa da equipe, criticaram o New York Times por citá-los incorretamente. “Que vergonha @nytimes!” Daszak postou no Twitter.

Representadas por Sullivan e pelo New York Times, as elites políticas e da mídia dos EUA estão tentando transformar o rastreamento científico da origem do vírus em calúnia política contra a China.

Esta é uma guerra de palavras imunda que Washington lançou, mas nunca vencerá. A China tem cooperado sinceramente com a equipe de especialistas da OMS para identificar as origens do vírus, enquanto o país luta com sucesso contra a epidemia.

Neste inverno árduo, a China reduziu novamente a zero as novas infecções locais diárias, garantindo ao povo chinês um Ano Novo Lunar chinês relativamente harmonioso e feliz. Em contraste, ainda existem cerca de 100.000 infecções diárias e milhares de mortes por Covid-19 nos EUA.

Enquanto a China mantém uma cooperação sólida com a OMS, os EUA vão e voltam. O único objetivo dos EUA de atacar a China com o tema da Covid-19 é cobrir sua própria inépcia. Mas o mundo nem sempre será enganado pelos EUA.

Embora o novo governo dos Estados Unidos afirme ser diferente de seu antecessor, dificilmente manteve distância das políticas anteriores sobre questões importantes envolvendo a China e o COVID-19. Esses movimentos contraditórios apenas prejudicarão a capacidade do atual governo de fazer políticas claras e resolutas. A autoridade dominante da ciência e da racionalidade está desaparecendo na sociedade americana, e o desejo frequentemente ultrapassa os fatos. Este é o sinal mais significativo de que os EUA estão em declínio.

A China não será incomodada por movimentos irracionais dos EUA. Quando os EUA fazem isso, o resultado já é mais do que previsível.

__

(BL)