O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) exibe nesta quinta-feira (27) um depoimento do deputado federal Givaldo Vieira (ES), candidato à reeleição. Em encontro do partido em São Paulo, Givaldo conversou com a Comunicação.

No vídeo, Givaldo aborda o projeto eleitoral do PCdoB no Espírito Santo. Segundo ele, a prioridade é a sua reeleição na Câmara Federal e a conquista de vagas na Assembleia Legislativa. “Queremos eleger pelo menos dois deputados estaduais do PCdoB fazendo crescer a nossa presença parlamentar e institucional, dando voz ao nosso compromisso e luta com o movimento social no Espírito Santo”, destacou.

A reeleição do deputado federal Givaldo Vieira é fundamental para que o PCdoB do Espírito Santo continue a ter representação no poder legislativo. O parlamentar demonstrou ao longo dos 4 anos de seu mandato, comprometimento com o povo brasileiro, e destacou-se na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

Perfil

Givaldo Vieira é formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Iniciou sua trajetória política militando na Pastoral da Juventude Nacional. Foi vereador da Serra entre 1997 e 2000, e secretário de Direitos Humanos e Cidadania de 2001 a 2004; e, em seguida, secretário de Educação. Em 2007, assumiu o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa.

Em 2010, foi eleito vice-governador do Espírito Santo, tendo atuação destacada na coordenação de projetos do Governo Capixaba, tanto na elaboração destes quanto na execução, como o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo (Proedes), no qual foi o coordenador.

Como continuidade de um trabalho que já havia realizado enquanto deputado estadual, Givaldo também foi o coordenador do PAC 2 no Espírito Santo, oficialmente nomeado pelo Ministério das Relações Institucionais, pelo Ministério do Planejamento e pelo então governador. Givaldo esteve por cinco vezes no comando do Governo do Estado, no cargo de governador em exercício.

Em 2014 se elegeu a deputado federal. No Parlamento, sua atuação está voltada às questões ligadas à sustentabilidade, à qualidade de vida nas cidades brasileiras e à defesa dos direitos dos trabalhadores do campo e dos municípios. Sua luta inclui ainda o combate ao desperdício de alimentos, de energia e de água, além de exercer forte atuação nas áreas de regularização fundiária, educação profissional, transparência e controle social.

Givaldo é presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, e também relator da Comissão Especial da Crise Hídrica.

Confira o vídeo: