Foto: reprodução/redes sociais

Giovana Mondardo, do PCdoB, foi reeleita como a vereadora mais votada de Criciúma (SC) neste domingo (6), com 3.481 votos. Ela tem 31 anos e tornou-se parlamentar pela cidade, pela primeira vez, em 2020, com a segunda maior votação, sendo então a mais jovem vereadora da cidade. 

Nestas eleições, Giovana compôs a chapa de apoio ao candidato a prefeito Arlindo Rocha (PT), cuja coligação é formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) e pela Federação PSol-Rede. Ele terminou em terceiro lugar, com 8,32% — Vaguinho (PSD) foi o prefeito eleito. 

No atual mandato, Giovana é uma duas únicas mulheres de um total de 17 parlamentares da Casa, formada majoritariamente homens e por partidos de direita. 

Formada como cirurgiã-dentista pela Unesc (Universidade do Extremo-Sul Catarinense), é ainda especialista em Atenção Básica e Saúde da Família e em Gestão de Saúde e mestranda em Saúde Coletiva. 

Já foi conselheira municipal de Saúde em Criciúma e, anos depois, esteve na Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento do SUS, do Conselho Nacional de Saúde.

Entre os projetos de sua autoria que se tornaram leis estão as que instituem o Fórum Permanente de Integração de Políticas de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial e o Fórum Permanente de Integração de Políticas para as Mulheres; a que cria a Política Criciumense de Agroecologia e Produção Orgânica e a que institui a Política de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Intrafamiliar.