Desde que tomou posse, no início do mês passado, o prefeito de Jacobina, Tiago Dias (PCdoB-BA), avistou seu nome se tornar pauta recorrente em diversos espaços, principalmente nos jornais e na internet. O motivo foi a decisão do gestor comunista de reduzir o próprio salário em 92%, o que diminuiu o valor de R$ 15 mil a que tinha direito para um salário mínimo.

Em uma das inúmeras entrevistas que concedeu, Tiago justificou a medida: “não adianta falar que vou governar com o povo se não viver como ele vive”. Além disso, ele ainda lembra que o mundo vive uma pandemia, de crise econômica com efeitos severos que exigem, mais do que nunca, esforços coletivos e bom trato com os recursos públicos.

O prefeito de Jacobina é agricultor, negro, jovem e oriundo da zona rural da cidade. A soma total da sua declaração de bens à Justiça Eleitoral na campanha do ano passado não ultrapassou de R$ 11 mil, valor menor do que ele poderia receber em um mês. O exemplo de seriedade, consciência e desapego do comunista ganhou uma repercussão imediata, e Tiago passou a ser uma referência nacional de gestor público.

A redução do próprio salário não foi o único exemplo dado pelo prefeito em apenas um mês de governo. Outras medidas chamaram a atenção, como a decisão de Tiago de repassar a escolha do secretário municipal da Educação para os próprios professores. Com a possibilidade inédita no município, a categoria realizou uma votação para a escolha do nome, e a professora mais votada, Alexsandra Silva, foi nomeada secretária.

O processo foi muito elogiado pelo modo democrático com que foi conduzido, o que garantiu participação popular e transparência da decisão, duas características que o prefeito quer imprimir em todo o mandato. Na ocasião, Tiago afirmou que a responsabilidade pelo município deve ser coletiva, e não apenas do gestor. “Se acertarmos, acertamos todos, assim como se errarmos, erramos todos também”, disse.

Outro ato do prefeito que ganhou repercussão foi a ida à cerimônia de posse montado em um boi e vestido de vaqueiro. A dispensa dos trajes formais foi para valorizar a cultura local e exaltar a origem popular do prefeito, que derrotou as oligarquias locais e prometeu levar o povo para o centro do poder municipal.

Nos dias seguintes à posse, Tiago também decidiu usar uma bicicleta para se dirigir à prefeitura, poupando o uso do transporte público privativo, a que tem direito, e contribuindo e incentivando a preservação do meio ambiente. Certamente, o meio ambiente será um dos grandes desafios da gestão do comunista, visto que a cidade, com pouco mais de 80 mil habitantes, tem na exploração mineral uma das principais fontes de renda.

O prefeito garantiu que a pauta ambiental será prioridade em seu mandato e que estudos estão sendo feitos pela Secretaria de Meio Ambiente para entender os reais impactos das atividades para a cidade.

Se em apenas um mês, a gestão do PCdoB conseguiu se tornar uma referência, muito se pode esperar de inovação e compromisso social da prefeitura de Jacobina ao longo dos quatro anos de mandato de Tiago Dias.

(BL)