Gestão comunista é reconhecida por elevar segurança pública no ES
Reportagem exibida pela Globo (Espírito Santo) na última quarta-feria (13) reconhece que o município administrado pelo prefeito Neto Barros (PCdoB), Baixo Guandu, se transformou em termos de segurança pública nos últimos anos.
A cidade localizada no vale do rio Doce, a oeste da capital do Espírito Santo, era considerada uma das regiões mais violentas do estado, se transformou em um dos lugares mais seguros para se viver. A população comemora um ano sem registro de homicídio na cidade.
Na reportagem, os depoimentos da comunidade falam da sensação de segurança que o município oferece. Nos últimos cinco anos, o combate ao tráfico de drogas, o aumento nas investigações e as punições foram vigorosas.
Segundo a polícia militar e civil de Baixo Guandu, a política de monitoramento diário, integrado ao serviço de investigação, coerção dos criminosos e o contato mais próximo da população denunciando são fatores decisivos que contribuíram para barrar os crimes na cidade.
O primeiro prefeito comunista do Espírito Santo, eleito com mais de 60% dos votos dos guanduenses, Neto Barros, foi eleito em 2012 e reeleito em 2016. No mesmo ano, o PCdoB elegeu uma bancada de três vereadores no município, em um total de 11 vagas, divididos por várias siglas.
Neto é filiado ao PCdoB desde que iniciou sua militância política, no movimento estudantil. Com apenas 40 anos, já foi deputado estadual, vereador, presidente da Câmara de Baixo Guandu e ouvidor-geral. Além de duas vezes assumir o cargo de secretário municipal.
Atualmente é presidente do PCdoB de Baixo Guandu.
Como aponta o próprio prefeito, sua ação busca implementar em Baixo Guandu uma nova visão administrativa, mais dinâmica e ousada, com investimentos em infraestrutura e projetos sociais que garantem desenvolvimento com geração de emprego e renda e a melhoria de todos os indicadores sociais. “Priorizando melhores condições de segurança, trabalho e dignidade para os servidores públicos, modernização da administração municipal, melhor atendimento à população nas áreas da saúde, educação, assistência social, agropecuária, esporte, cultura e lazer, são alguns dos marcos deste honroso projeto”.
Manuela d’Ávila
Assim que a reportagem foi ao ar, a pré-candidata do PCdoB à presidência da República, Manuela d’ávila compartilhou a matéria e elogiou a administração comunista em declaração pelo Twitter. “Baixo Guandu mudou desde que o PCdoB assumiu o mandato. De lá pra cá, os homicídios só caíram”, postou.
O prefeito exibe no seu perfil nas redes sociais uma foto (ao lado) de um encontro com a pré-candidata que esteve em agenda no Espírito Santo em março deste ano.
Em 2015, Neto Barros protagonizou um protesto que chamou a atenção para o desastre ocorrido após o rompimento das barragens em Mariana, Minas Gerais. Ele contou como foi a ação em entrevista ao Portal Vermelho, após ter bloqueado a estrada de ferro como forma de pressionar a Samarco-Vale a conter os danos causados pela catástrofe que acarretou enormes prejuízos aos ribeirinhos do vale do Rio Doce, onde localiza-se o município de Baixo Guandu.