Acontece nesta quarta-feira (2), às 15h30, o lançamento virtual do manifesto “Em defesa da vida, da democracia e do emprego”, elaborado para fazer frente aos prejuízos humanos, econômicos e sociais provocados pela pandemia de Covid-19, que assola o país sem que haja uma resposta à altura do governo federal.

 

O documento é assinado por sete fundações partidárias que integram o Observatório da Democracia: Maurício Grabois (FMG/PCdoB); Lauro Campos/Marielle Franco, (FLCMF/PSoL); João Mangabeira (FJM/PSB); Leonel Brizola/Alberto Pasqualini (FLBAP/PDT); Perseu Abramo (FPA/PT); Ordem Social (FOS/PROS); e Cláudio Campos(FCC).

 

A moderação do evento de lançamento ficará a cargo da jornalista Cynara Menezes, autora do blog Socialista Morena. Dentre os participantes estão os representantes das fundações signatárias, Aloizio Mercadante (FPA), Alexandre Navarro(FJM), Renato Rabelo(FMG), Gastão Dias Vieira(FOS), Manoel Dias (FLBAP), Francisvaldo Mendes (FLCMF), Nilson Araújo (FCC) e lideranças partidárias.

 

Conforme apontam as fundações, “o manifesto se propõe a contribuir para a construção de uma frente ampla em defesa da vida, da democracia e do emprego e aborda principalmente a necessidade de que haja investimento nos seguintes pontos: a manutenção das medidas econômicas emergenciais até o fim da pandemia; o investimento público para retomar a economia; a revogação da Emenda Constitucional 95 para financiar o investimento e o gasto público na emergência e para a retomada da economia; a adoção da estratégia da Vigilância Epidemiológica para contenção da transmissão do coronavírus; o reconhecimento e investimento no setor de Ciência e Tecnologia para combater a pandemia”.

Sobre o Observatório da Democracia

 

O Observatório da Democracia tem suas origens em 2017 e seu lançamento, com a configuração atual, foi efetivado em janeiro de 2019, quando foram elaborados relatórios mensais em diversas áreas sobre a atuação do governo federal, considerada desastrosa para a democracia.

Em 2020, o OD realizou o ciclo de 21 debates intitulado “Diálogos, Vida e Democracia”, que contou com a participação de lideranças políticas, pesquisadores, intelectuais e especialistas nos temas mais relevantes para entender e enfrentar a grave crise sanitária, econômica, social e política desencadeada pela Covid-19.

 

Evento: Lançamento do manifesto Em defesa da vida, da democracia e do emprego
Data: 02/09
Hora: 15h30
Transmissão ao vivo nas Fanpages das Fundações, Twitter e Youtube do Observatório da Democracia – https://www.youtube.com/channel/UCujcl6Y6-BAfsgojXkAQFRg

 

Por Priscila Lobregatte