A Fundação Maurício Grabois oferece gratuitamente o curso “Cidades Democráticas – contribuições para a elaboração de plataforma para as eleições municipais de 2020”. O objetivo é produzir elementos que contribuam para o debate teórico e político sobre os principais temas da agenda pública e da sociedade.

O curso é composto de nove vídeoaulas. Pesquisadores, especialistas e gestores abordam os temas da crise econômica e social, educação, saúde, segurança, desenvolvimento urbano e habitação, mobilidade, meio ambiente e políticas para as mulheres, entre outros.

O conteúdo destina-se a todos e todas interessados nesta temática, mas especialmente às pessoas que serão candidatos e candidatas a prefeito e vereador ou vereadora, e os envolvidos  na elaboração programática.

É possível acessar o conteúdo de forma gratuita por meio do site da Fundação Maurício Grabois.

Relevância

O tema da gestão das cidades tem ganhado cada vez mais relevância no Brasil e no mundo. A chamada nova agenda urbana implica analisar e apresentar soluções para os problemas que atingem a população de forma integrada nas suas diversas vertentes de políticas públicas e de acordo com os parâmetros de desenvolvimento sustentável.

Nas condições do Brasil, o curso reflete a necessidade de levar em conta as persistentes desigualdades econômicas e sociais que se manifestam claramente no território urbano, principalmente nas metrópoles, grandes e médias cidades.

A elaboração do conteúdo toma em conta que as eleições municipais são uma oportunidade para que um conjunto de diagnósticos, análises, e propostas sobre as cidades venham para discussão pública, somando-se ao já intenso debate sobre a crise nacional e a defesa da democracia no país.