Os bancários do Banco do Brasil aprovaram, em assembleia virtual, a realização de uma nova paralisação na próxima quarta-feira (10) contra o plano de reestruturação do banco que prevê o fechamento de agência e a demissão de 5 mil funcionários.

Além da paralisação, a categoria aprovou também estado de greve. No último dia 29 de janeiro, a categoria realizou uma paralisação de 24 horas, com mobilizações e denúncias contra o plano do governo de desmonte da instituição.

“Depois da paralisação do dia 29, quando houve forte adesão da categoria ao protesto, novamente os bancários reforçaram que não irão aceitar passivamente este desmantelamento do Banco do Brasil”, afirma a dirigente sindical e bancária do Banco do Brasil Adriana Ferreira.

A “reestruturação” do banco tem como objetivo o fechamento de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento, e o principal argumento da direção do banco é um o aumento da digitalização bancária.

“Este processo crescente de digitalização inclui as classes média e alta, mas exclui as camadas mais vulneráveis. Ao tomar esta decisão, a direção do banco está tirando o atendimento dessas pessoas de renda mais baixa e atacando diretamente o papel do BB de indutor da economia, principalmente para as micro e pequenas empresas”, ressalta o sindicato.

“A redução de milhares de postos de trabalho, o fechamento de centenas de unidades e a extinção da função do cargo de caixa resultará, para a sociedade, no enfraquecimento da função social do banco público, bem como na elitização do seu atendimento. Para os bancários, representará mais sobrecarga de trabalho e rebaixamento de cargos. É um processo que favorece a classe alta e os acionistas e não beneficia nem os funcionários e muito menos a população”, afirma Adriana.

No último dia 3, uma decisão da Justiça do Maranhão determinou a suspensão das demissões e do fechamento das agências do banco em todo o país. A medida liminar foi proferida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, a pedido do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA).