A Frente de Massas do Partido Comunista do Brasil esteve reunida nesta quarta-feira (27), por videoconferência, para atualizar a linha de massas do partido após a realização do 15º Congresso.

O encontro foi organizado pelos secretários nacionais do PCdoB, Nivaldo Santana (Sindical), Liège Rocha (Movimentos Sociais) e André Tokarski (Juventude) e contou ainda com a participação da presidenta nacional da legenda, Luciana Santos e do vice-presidente e secretário de Política e Relações Internacionais, Walter Sorrentino.

Também participaram, Adilson Araújo, presidentes da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Carlos Rogério Nunes, dirigente nacional da CTB, Bruna Brelaz, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Rozana Barroso, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Tiago Morbach, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Flávia Calé, da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Vanja Andrea Santos, da União Brasileira de Mulheres (UBM), Glaucia Morelli, da Confederação das Mulheres do Brasil (CMB), Angela Guimarães, da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro) e o vice-presidente, Edson França e Getúlio Vargas, da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam).

A Frente de Massas do PCdoB avaliou a contribuição do partido nas diversas articulações pelo impeachment de Jair Bolsonaro para atualizar a política da frente diante da dinâmica da conjuntura. “Nosso foco é organizar e unificar a nossa intervenção de massas na conjuntura principalmente as grandes jornadas e articulações pelo ‘Fora Bolsonaro’”, afirmou Nivaldo. O resultado do debate servirá de norte para as próximas ações da frente.

O secretário sindical destacou a atuação das lideranças do PCdoB na construção de atos como os que denunciam o desmonte do serviço público, que devem ser realizados nesta quinta-feira (28) por todo o país contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32. Ele citou ainda a jornada desta terça-feira (26), liderada pela ANPG em conjunto com a UNE. As entidades estudantis denunciaram os cortes de Bolsonaro ao orçamento da Educação e o ataque à Ciência que têm promovido um desmonte na produção brasileira.

André Tokarski lembrou que o PCdoB avançou em pautar no espaço público a defesa da frente ampla pelo Fora Bolsonaro em um momento em que o país enfrenta um quadro de crise social, econômica, violência e carestia. De outro lado, chamou a atenção para a necessidade de uma ação coordenada do partido em resposta aos ataques à política da frente ampla.

“Como que a gente se organiza para enfrentar nessas condições atuais essa luta, de um lado para ampliar a unidade e de outro para responder a esse debate político?”. Para ele, a resposta precisa vir com qualidade e sagacidade. “Que são características do PCdoB apontando para a unidade, mas tendo a preocupação de uma ação coordenada para disputar a opinião política”, completou.

O papel de destaque do PCdoB na construção e nos avanços da frente ampla contra Bolsonaro precisa ser valorizado, afirmou Liége Rocha. Ela ressaltou que o PCdoB conseguiu ampliar o espectro de participação em diversos fóruns de luta pelo Fora Bolsonaro ampliando a participação de forças políticas como o movimento “Direitos Já”, que concentra partidos de amplo espectro da política nacional.

“A gente sente a presença do partido em alguns estados trabalhando pela construção da frente ampla. Nós acompanhamos reuniões regionais e depois estaduais onde temos jogado papel importante”, disse Liége. A dirigente também lembrou da participação do PCdoB nas articulações pelo Fora Bolsonaro no movimento de mulheres e da Educação e Ciência e Tecnologia. “São movimentos que tem sido impulsionadores das mobilizações pelo Fora Bolsonaro”, acrescentou.

O próximo ato da campanha Fora Bolsonaro será realizado no dia 15 de novembro. Ele foi convocado pelas entidades que participam do movimento. O Dia Nacional da Consciência Negra também terá mobilização no dia 20 de novembro. A frente de massas do PCdoB confirmou a participação do partido nas duas atividades de novembro.