Multidão toma as ruas para celebrar a vitória de Boric

“Serei o presidente de todos os chilenos e todas as chilenas. Vocês serão protagonistas do nosso governo”, afirmou Gabriel Boric diante de uma multidão reunida no domingo no Centro de Santiago, comemorando sua vitória no segundo turno das eleições presidenciais.

A vitória de Gabriel Boric teve o apoio de uma ampla frente de forças políticas chilenas para possibilitar a derrota do retrocesso representado pelo candidato pinochetista, Antonio Kast.

Essa frente – que reuniu, além da coalizão que indicou Boric, o apoio, no segundo turno, entre outras, das forças que sucessivamente governaram o Chile no período que sucedeu a queda da ditadura pinochetista até 2010: a Democracia Cristã e o Partido Socialista – possibilitou uma vitória por uma diferença de mais de 11 pontos percentuais: 55,9% a 44,1%.

Ao agradecer o apoio de partidos políticos e às organizações sociais, Gabriel Boric afirmou que “esta mobilização não deve se esgotar em uma eleição. Este mesmo compromisso e entusiasmo será necessário durante todos os anos de nosso governo para que todas e todos possamos assegurar o processo de mudanças que iniciamos, para que ele possa seguir passo a passo”.

Abrindo o discurso com uma saudação em mapudungu, a língua dos índios mapuches que formam “este lugar que chamamos Chile”, ele defendeu a imprensa livre, os direitos humanos e as mulheres.

“Eu sei e tenho claro que a história não começa conosco. Sinto-me herdeiro de uma longa trajetória histórica, daqueles que buscaram a justiça, a ampliação da democracia, essa é a minha grande família que gostaria de rever, pois estamos diante de uma mudança no ciclo histórico e não a podemos desaproveitar”, disse o novo presidente perante dezenas de milhares de pessoas na Alameda, avenida central da capital.

“Com a gente, no Palácio La Moneda entra o povo. Nosso compromisso será avançar nesse caminho com esperança e responsabilidade. Porque hoje a esperança venceu o medo”, assinalou.

Boric destacou que: “Um crescimento que se baseia na profunda desigualdade social tem pés de barro, apenas com coesão social, encontrando-se novamente e compartilhando poderemos alcançar um verdadeiro desenvolvimento sustentado que alcance cada família chilena”.

“Meu compromisso é zelar pela democracia todos os dias de nosso governo, e por uma democracia substantiva, onde bairros e populações tenham protagonismo, porque democracia sem povo não é democracia”, acrescentou Boric, eleito com o respaldo contundente de 4,6 milhões de eleitores, o mais votado na História do país.

“Teremos um Congresso equilibrado, o que nos convida ao diálogo e a grandes acordos que melhorem a qualidade de vida de nossos compatriotas. Saibam que em mim vocês encontrarão um Presidente aberto a ouvir e incorporar diferentes pontos de vista “, disse ele.

“Recebo este mandato com humildade e com enorme sentido de responsabilidade. Sei que nos próximos anos está em jogo o futuro do nosso país, por isso garanto que serei um Presidente que cuide pela democracia e que atenda dia após dia às necessidades das pessoas”, insistiu.

Boric também destacou o Servel (Serviço Eleitoral do Chile) “pelo trabalho impecável” durante o dia: “Simboliza o Estado de que precisamos: eficaz, imparcial, justo. Agradeço à mídia nacional e regional, por levar informações aos lugares mais remotos. A imprensa livre é o alicerce essencial da democracia e vocês são o seu veículo”.

“Quero deixar um agradecimento especial às mulheres de nosso país, que se organizaram em todo o território para defender os direitos que tanto lutaram por conquistar. Quero lhes dizer com muita força: contem com a gente, vocês serão protagonistas do nosso governo”, expressou.

Suas últimas palavras foram para chamar a comemorar com responsabilidade e citou o presidente Salvador Allende: “Esta noite devemos comemorar e o faremos com tranquilidade. Convido-os a ir para casa com a alegria saudável da limpa vitória alcançada”, disse ele, assim como foi feito no triunfo de Allende em setembro de 1970.

“O trabalho que temos pela frente é enorme e vamos precisar uns dos outros, temos que continuar a ser um. Faremos isso governando com todas as pessoas, abrindo portas e construindo pontes. Vamos caminhar passo a passo, construindo a pátria justa, dia a dia”, acrescentou.

A Comissão Política do Partido Comunista do Chile, partido parceiro na coalizão Aprovo dignidade saudou a vitória de Boric. Segue a íntegra da nota:

Queridos companheiras e companheiros:

Neste momento de alegria e de triunfo do povo, ao eleger Gabriel Boric presidente, por uma grande maioria, recebam a saudação calorosa da Direção do Partido. Nos somamos a esta torrente de expressão popular nas ruas, praças e nossos lares.

O trabalho unitário da Aprovo Dignidade, a força das mudanças exigidas pelo povo e a grande participação social têm sido a base para o triunfo e o serão para seguir avançando.

Chile e o mundo progressista esperam muito deste triunfo e não seremos nós quem os decepcionaremos. De nada lhes serviu o anticomunismo e as ameaças. O povo se pronunciou contra essa política de ódio, o que nos dá força para seguir adiante com toda nossa decisão e vontade em busca de nossos objetivos propostos.

O fascismo que emergia ameaçador foi derrotado. Os que prometiam aplastar o nosso partido foram derrotados. É o povo que se levanta vitorioso e nesta hora felicitamos ao partido, por sua dedicação por seu trabalho, pela consequência em alentar os trabalhadores e as trabalhadoras e à organizações sociais. Por isso em nome de tantos e tantas que não estão, os abraçamos e os instamos a seguir adiante.

Comissão Política do PC Chile, Santiago, 19 de dezembro de 2021