Foto da superfície de Marte tirada pela câmera de navegação do rover Zhurong

A Agência Nacional Espacial da China (CNSA) divulgou na quarta-feira (19) as primeiras fotos enviadas pelo veículo robótico [rover] Zhurong direto de Marte, que pousou no fim de semana no planeta vermelho, em uma operação que mereceu da revista Scientific American o comentário de que se tratava da “mais recente conquista do programa espacial da China”. A China “mostrou seu espírito de luta”.

As imagens mostram a implantação da plataforma de pouso, rampa de embarque do rover, asa solar, antena e outros mecanismos. O rover está realizando os preparativos antes de deixar a plataforma de pouso e iniciar sua missão. As fotos também mostram que o terreno à frente está livre.

O Zhurong tem cerca de 1,8 metro de altura e pesa 240 quilos. Ele está bem equipado para sua missão, com um arsenal de câmeras, radar de penetração no solo, estação meteorológica, detector de campo magnético, além de um instrumental para avaliar a composição química de rochas e outras partículas.

O pouso bem-sucedido demonstra que a China dominou uma série de tecnologias complexas para a aterrissagem segura em Marte. Como assinalou a Rádio China Internacional (RCI), com a Tianwei-1 em órbita desde fevereiro e o pouso em Marte do Zhurong, que estava a bordo da sonda espacial, “a exploração interplanetária da China alcançou um salto histórico do sistema Terra-Lua para a área interplanetária”.

O feito chinês recebeu os parabéns da NASA, da Agência Espacial Federal Russa, da Agência Espacial Europeia (ESA) e de outras instituições espaciais e mereceu destaque na mídia internacional.

O Wall Street Journal registrou que depois de ser banida dos programas relacionados à NASA pelos Estados Unidos – Washington vetou sua participação na Estação Espacial Internacional (ISS) -, a China teve que realizar sozinha a exploração espacial, mas por meios de seus esforços durante muito tempo está agora na vanguarda da área.

De fato, destaca a RCI, o pouso bem-sucedido da sonda Tianwei-1 em Marte “não é apenas uma honra tecnológica para a China, mas também possui um significado importante para o mundo inteiro”.

“Nos âmbitos científico e tecnológico, pousar em Marte é um passo importante na exploração do universo pela humanidade. As descobertas sobre esse planeta não apenas ajudarão as pessoas a entender melhor os segredos do universo e a origem da vida, mas também acelerarão o desenvolvimento na própria Terra, à medida que muitas novas tecnologias são geradas no curso da exploração de Marte. O avanço da China nesta área, sem dúvida, trará contribuições importantes”.

Ao mesmo tempo, a missão chinesa de exploração de Marte criou uma nova plataforma para a cooperação internacional, com a Agência Espacial da China realizando projetos em conjunto com instituições espaciais de outros países ou blocos. Cientistas do mundo todo também esperam que o rover Zhurong possa fornecer informações até aqui desconhecidas e melhorar a compreensão humana sobre Marte e o cosmos.

Para a RCI, o salto tecnológico da China na exploração espacial sem dúvida criou novas expectativas de tecnologia e inovação em todo o mundo. Mais importante ainda, conclui, “a China mostrou que é de interesse comum, de toda a humanidade, substituir a ‘competição no espaço’ pela ‘cooperação no espaço’”.