Desde sua primeira edição, em 2001, o PCdoB participa ativamente do Fórum Social Mundial (FSM), esse importante espaço para semeio de ideias antiliberais e fortalecimento do campo progressista.

Neste ano, após grande período marcado por ataques à democracia e as eleições, o Fórum volta ao seu local de origem e acontece entre os dias 23 e 28 de janeiro, em Porto Alegre (RS).

Sob o lema “Resistir é criar, resistir é transformar”, a presente edição já conta com mais de 150 atividades, entre debates sociais, políticos e culturais, com a maior parte delas concentrada na Assembleia Legislativa do Estado. O FSM é um contraponto ao Fórum Econômico Mundial – evento que reuniu líderes de empresas e países em Davos, na Suíça.

Entidades como a Fundação Maurício Grabois (FMG), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), União de Negros pela Igualdade (Unegro), União Brasileira de Mulheres (UBM) e União da Juventude Socialista (UJS), organizam debates, exposições e palestras nos seis dias de atividades do Fórum.

Confira abaixo a programação das entidades.

23 de janeiro – segunda-feira

19h – Convergência: “A luta dos Povos no contexto de um mundo multipolar” – no Auditório Dante Barone

Participação de Tarso Genro, ex-governador; Socorro Gomes, ex-presidenta do Conselho Mundial da Paz (Cebrapaz); Raul Carrion, Presidente da FMG-RS e Diretor Nacional do Cebrapaz e Celso Amorim, ex-chanceler. E participações por vídeo de Mariam Barghouti, Palestina; Aí Ping (China); Rússia; Maria Ressurreição Graça, Cabo Verde (África); Naziafah (Benin) Mianon Todegla; Francia Marquez, vice-presidenta da Colômbia. Moderadoras: Laura Sito (PT) – Deputada Estadual e Bruna Rodrigues (PCdoB) – Deputada Estadual

24 de janeiro (terça-feira)

19h – Convergência: “O novo Brasil que queremos construir” – no Auditório Dante Barone

Participação de: Oded Grajew – Representante do Comitê Internacional do FSM; Gleisi Hoffmann – Deputada federal e presidenta Nacional do PT; Juliana Brizola (PDT) – Deputada Estadual; Luciana Genro (Psol) – Deputada Estadual; Juliano Roso – Presidente estadual do PCdoB-RS e ex-deputado Mario Bruck – Presidente estadual do PSB-RS. Moderadoras: Daiana Santos (PCdoB) – Deputada Federal e Reginete Bispo (PT) – Suplente de Senadora e Deputada Federal. Também acontecem intervenções de movimentos sociais.

25 de janeiro (quarta-feira)

9h – “Sindicalismo, trabalho decente é trabalho igual, salário igual” no Auditório Dante Barone. Participação Internacional de João Coelho. Representante Da CGTP- In Portugal e do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Mediadoras: Abigail Pereira, vereadora do PCdoB/POA, representando a CTB e Vitalina Gonçalves representando a CUT.

14h – Plenária Estadual CTB/RS – Participação de Adilson Araújo, presidente da CTB Nacional; Daniela Sandi, economista do Dieese e Abigail Pereira – Auditório da Agea Andradas

17h – Marcha de Abertura: “Pela democracia, direito dos povos e do planeta” – Concentração no Largo Glênio Peres

26 de janeiro (quinta-feira)

9h – “Luta antirracista, popular e periférica” no Auditório Dante Barone.
Com Unegro e parcerias

13h30 – “Direito à educação, saúde, cultura, proteção e a cidade” no Auditório Dante Barone

14h – “Combinaram de nos matar , nos combinamos de não Morrer: o Brasil chega ao parlamento” no Plenarinho da ALRS com Mandata Daiana Santos.

19h – “Fortalecer a terra, alimentar o Brasil” no Auditório Dante Barone com intervenção de lançamento da frente ECOFeminista da UBM com Jéssica Cici.

20h – “Samba da Esperança” – Parque Gigante – Avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/n – Praia de Belas

27 de janeiro (sexta-feira)

9h – “Por um Brasil feminista e antirracista” no Auditório Dante Barone – Com Laudjane Domingos, presidenta da UBM/PE; Karine Vicente, advogada e militante do col. feminista “Ana Montenegro” RS/PCB; Suelen Gonçalves, socióloga e Manuela D’Ávila, ex-deputada federal, jornalista e escritora. Mediação: Fabi Dutra (UBM) e Any Moraes, militante da Marcha Mundial das Mulheres. Participarão ainda: Daiana Santos, deputada federal; Bruna Rodrigues, deputada estadual (PCdoB/RS); Liége Rocha (FDIM); Vitória Bernardes (CNS); Bruna Brelaz, presidenta da UNE; Niara Dy Luz (UJS), Helena Meirelles (coletivo Quilombelas)

14h – “Democracia participativa e controle social” no Auditório Dante Barone

17h – “Construindo o 8 de Março unificado” – Reunião do Fórum Estadual de Mulheres na FECOSUL, Rua Andradas, 943 – 7º andar

28 de janeiro (sábado)

Das 10 às 13hs – Reunião com o Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Marcio Macedo com cerca de 100 lideranças dos movimentos sociais – na FETRAFI. A atividade chama-se: “Diálogos e Convergências sobre a Política Nacional de Participação Social do Governo Federal e o objetivo é ouvir do Ministro as propostas e contribuir para que ela seja o mais abrangente possível.” Os convites são limitados: 100 lideranças, com grande representatividade do FSM (OBS: Esta agenda será para dirigentes das entidades e parlamentares)

14h – Convergência: “Resistência Urbana pelo direito à cidade, contra os despejos e violações de direitos” – na Galeria Ecarta

Para acessar a programação do PCdoB na íntegra, clique aqui.

Para mais informações sobre o FMS 2023, acesse: https://www.fsm.org.br/