Liège Rocha, secretária nacional de Movimentos Sociais do PCdoB: "bases do PCdoB devem se mobilizar"

O Fórum dos Movimentos Sociais do PCdoB realizou uma reunião online no último dia 13 de abril para debater a conjuntura do momento e como as bases da legenda devem se comportar no sentido de fortalecer a organização social e comunitária em plena pandemia do novo coronavírus e diante dos desafios da conjuntura política.

A secretária nacional de Movimentos Sociais do PCdoB, Liège Rocha, ressaltou a importância do encontro para orientação dos militantes em cada um dos muitos espaços de atuação que ocupam na sociedade brasileira. São duas linhas de ação não concorrentes: ação solidária às famílias mais vulneráveis e a denúncia da tragédia precipitada pela inépcia e crueldade de Bolsonaro, que fica ainda mais clara diante da pandemia do coronavírus.

“Um das indicações é de que precisamos reforçar os movimentos de solidariedade em todo o país. As bases do PCdoB devem se mobilizar, devemos nos somar às ações em curso”, resumiu.

“Também devemos nos engajar nos movimentos de protesto, como os panelaços e o ‘Fora, Bolsonaro!’ que vai tomando as redes. Já que hoje não podemos ir à rua para preservar a nossa saúde e a de todas as pessoas, devemos usar as redes e ocupar os espaços possíveis para travar a luta de ideias. Para mostrar quem é Bolsonaro, denunciá-lo como ‘mensageiro da morte’, que é como temos caracterizado o presidente no partido, e contribuir de todas as formas para a construção de uma Frente Ampla de Salvação Nacional capaz de parar o bolsonarismo”, defendeu.

Segundo Liège, participaram da reunião virtual do Fórum cerca de 50 pessoas, entre secretários nacionais e estaduais e coordenadores de áreas do partido, além da presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos.

Além de fortalecer o ‘Fora Bolsonaro’, Liège ressaltou a importância de mostrar o sentido da luta com manifestações  em defesa da democracia, dos direitos sociais e da Saúde Pública. “Apesar do desmonte e do subfinanciamento, o que seria da população se não tivéssemos o SUS?”, exemplificou a secretária.

A síntese da reunião nacional do Fórum Nacional de Movimentos Sociais destaca que em meio ao cumprimento das diversas tarefas impostas em razão da excepcionalidade da conjuntura, o PCdoB tem ainda o desafio de participar das eleições para prefeitos e vereadores.

“Essa eleição se reveste de objetivos estratégicos ao país e ao PCdoB: derrotar as forças bolsonaristas e barrar o crescimento da extrema direita reacionária e antidemocrática; acumular forças logrando êxitos eleitorais para a grande batalha na eleição de 2022. Para isso, é fundamental intensificar a presença dos comunistas e as frentes de movimentos sociais que atuamos junto ao povo, com os trabalhadores, juventude, mulheres, negros, nas periferias, comunidades espalhadas Brasil afora”, concluíram os participantes.

Leia o documento na íntegra.