Nessa segunda-feira (8) o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) falou, em coletiva de imprensa, sobre a importância de medidas preventivas para o enfrentamento da Covid-19 e sobre falsas notícias relativas à suposta capacidade de os estados abrirem leitos para dar conta da forte alta nos casos que exigem internação.

“No universo criminoso das fakenews, há esta ideia de que o governo do estado pode abrir leitos indefinidamente”, disse Flávio Dino. “Por mim, abriria 5 mil, 10 mil leitos…O problema é que o setor privado, que fornece oxigênio, material médico, anestésicos e insumos de maneira geral, não aguenta. Ou seja, nem que eu queira comprar tem quem venda”.

O governador destacou: “é muito importante entender isso porque, acreditem, há muita gente desonesta, de má fé, mentirosa querendo disputar eleição fora de hora e difundindo esse tipo de distorção”.

Flávio colocou que é preciso “conter a expansão da pandemia e, para contê-la, expandir leitos hospitalares não é o caminho principal. Trata-se de um vírus que se propaga. A assistência hospitalar é consequência da pandemia. E, portanto, temos de atacar a raiz, a causa”.

Neste sentido, Flávio Dino explicou o trinômio que o governo do Maranhão tem adotado a fim de fazer frente ao coronavírus: a busca pela ampla vacinação, medidas preventivas e assistência hospitalar. “No Maranhão, estamos fazendo a coisa certa no tempo certo, com muita honestidade e coragem”, concluiu.

Confira o vídeo:

Por Priscila Lobregatte