O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) se manifestou nesta terça-feira (27), por meio de suas redes sociais, a respeito da decisão tomada pela Anvisa, na noite de segunda-feira (26), de negar o pedido de autorização para a importação da vacina russa Sputnik V. Ao todo, 14 estados — entre os quais o Maranhão — haviam solicitado a importação emergencial de quase 30 milhões de doses.

Flávio Dino declarou que vai “aguardar manifestação técnica de cientistas brasileiros e russos. Posteriormente, teremos reunião com governadores da Amazônia e do Nordeste para avaliar fundamentos técnicos, a serem apresentados ao STF e à própria Anvisa”.

Na manhã desta terça-feira (27), Flávio Dino anunciou a realização de reunião dos governadores com o Fundo Soberano da Rússia. “Eles fornecerão mais relatórios e documentos técnicos para possibilitar revisão administrativa ou judicial da decisão da Anvisa”, explicou.

No dia 13 de abril, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski determinou, em decisão liminar, que o Maranhão poderia importar e distribuir a vacina russa Sputnik V se a Anvisa não se posicionasse a respeito até o dia 28 de abril. A determinação do STF respondeu a ação protocolada pelo governo do Maranhão, na qual aponta que o estado já negociou 4,5 milhões de doses da vacina produzida pelo instituto russo Gamaleya.

 

Por Priscila Lobregatte