Em entrevista à revista Época desta semana, o governador do Maranhão, Flávio Dino, falou sobre a política para a Amazônia e o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, sobre o cenário nacional e o governo Bolsonaro.

Questionado sobre se o consórcio buscaria dialogar com o presidente dos EUA, Joe Biden, Flávio Dino respondeu:  “Sem dúvida! Temos um ambiente muito perigoso para o Brasil e para o interesse de nossa economia e de nossos produtores. Pode-se criar um cenário em que se conjuguem interesses diversos, todos convergindo na direção de impor sanções de algum modo a nosso país e nossos produtos. Isso é ainda mais preocupante tendo em vista que, em larga medida, a agricultura americana é concorrente da brasileira”.

O governador salientou ainda que é objetivo do consórcio “ter projetos bem-sucedidos que mostrem que, mais do que possível, é imprescindível viabilizar condições de sustentação econômica para as populações da região. Não se pode fazer apenas um discurso santuarista. Isso é incompatível com o fato de que existem pessoas que precisam comer e viver. É preciso buscar essa nova matriz econômica, aquilo que é mundialmente chamado de green new deal”.

Com relação às eleições de 2022, o governador opinou:”Eu acho que eleição de 2022 muito provavelmente será uma disputa como na música de João Bosco e Aldir Blanc: Dois para lá, dois para cá. Dois candidatos mais do campo da esquerda e dois mais à direita. Não é o cenário que eu desejo. Defendo candidatura única. Mas é mais realista imaginar que serão dois-dois”.

Com informações da revista Época

Por Priscila Lobregatte