O governador do Maranhão e candidato à reeleição, Flávio Dino (PCdoB), comemorou o desempenho do Maranhão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio. Foi um “salto extraordinário” dado pelo estado, afirmou em entrevista à TV Brasil nesta terça-feira (4).

O Ideb é a nota que as escolas recebem após avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC). O índice é medido a cada dois anos. Em 2015, no primeiro ano do governo Flávio Dino, o Ideb tinha subido de 2,8 para 3,1, revertendo a queda verificada na gestão anterior. Em 2017, a nota voltou a subir, chegando a 3,4. É a maior marca da história do estado.

“Se você pegar os dados, vai ver um salto extraordinário da rede estadual do Maranhão. Nós pegamos com nota 2,8 e agora conseguimos 3,4. É a terceira melhor nota do Nordeste, atrás apenas de Ceará e Pernambuco, que investem há 20 anos em Educação. Temos a 13ª maior do país”, disse Flávio.

“Estou muito feliz e quero compartilhar com nossos colegas educadores. Mostramos que é possível fazer, motivar os estudantes, colocar de novo os professores motivados e acreditando na profissão; temos o maior salário do Brasil. Então estamos felizes e vamos continuar crescendo no Ideb”, acrescentou.