O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), tem com 13% das intenções de votos para a eleição à presidência da República se destacando na disputa eleitoral para 2022. A pesquisa foi realizada pela consultoria Atlas Político e divulgada nesta quarta-feira (12) pelo jornal El País. Dino aparece em segundo lugar, tecnicamente empatado com o apresentador da TV Globo, Luciano Huck, com 14%.

Esta é uma das primeiras pesquisas a testar intenções de voto incluindo o governador do Maranhão. Os números já revelam reconhecimento às políticas pela inclusão social e desenvolvimento econômico do governador do Maranhão.

O estado, antes um dos mais pobres do Brasil, tem conseguido gerar emprego e renda apesar da crise que assola o país. O governo de Flávio Dino também tem investido fortemente em Educação, concluindo em 5 anos cerca de mil obras em unidades escolares e garantindo o maior piso salarial para professores no país: R$ 6.358,96.

Neste primeiro cenário, em que Dino alcança 13%, o ex-presidente Lula e o ministro da Justiça, Sergio Moro, não são postos na disputa. Assim, Dino aparece muito a frente do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que tem apenas 2,5%. Bolsonaro lideraria com 41%. Mas o número de brancos, nulos e indecisos chega a 27%.

Em um segundo cenário, quando Moro e Lula estão na disputa, eles brigam pelo primeiro lugar, com 32% e 28%, respectivamente. Moro marca 20%, Huck tem 6% e Dino pontua 3%, seguido por Doria, com 0,6%. Brancos, nulos e indecisos recuariam a 9%.

A pesquisa foi realizada a partir de convites distribuídos pela internet. Participaram 2 mil pessoas, entre os dias 7 e 9 de fevereiro, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.