O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) rechaçou, nesta quinta-feira (6), o mais novo ataque do presidente Jair Bolsonaro à China. Nesta quarta-feira (5), Bolsonaro declarou que o coronavírus teria sido criado em laboratório e insinuou que a China teria se beneficiado da pandemia.

“Qual a lógica do presidente do Brasil atacar a nação chinesa reiteradamente, como fez ontem de modo vil? Antes era para agradar Trump, com a diplomacia do “I love you”. Será que ele já sabe que Trump perdeu a eleição nos Estados Unidos e que tal eleição não será anulada?”, declarou Flávio Dino pelas redes sociais.

Durante evento nesta quarta-feira (5) em Brasília sobre o 5G, Bolsonaro declarou:  “É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou por algum ser humano [que] ingeriu um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra?”. E acrescentou: “Qual o país que mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês.”

A China é país estratégico para o combate à pandemia no Brasil e principal parceiro no âmbito econômico. Hoje, fornece o insumo farmacêutico ativo (IFA) necessário para a produção da vacina Coronavac, imunizante que responde por quase 76% das doses aplicadas no Brasil e também para o envase da vacina Astra Zeneca, feita pela Fiocruz, que cobre o restante das imunizações.

Apesar disso, Bolsonaro, membros de seus governo e seus filhos insistem em atacar o país com todo tipo de mentira e desinformação como parte de sua guerra ideológica baseada em fake news. Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) já declararam que é “extremamente improvável” que o vírus tenha sido produzido artificialmente.

 

Por Priscila Lobregatte
Com agências