O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) rechaçou, por meio de suas redes sociais nesta quarta-feira (28), a mais recente declaração ofensiva do ministro da Economia, Paulo Guedes, emitida durante reunião ocorrida na terça-feira (27) segundo a qual os chineses teriam “inventado” o coronavírus.

“Mais uma declaração vil e desastrada de um ministro contra o povo chinês”, lamentou Flávio Dino. “Isso serve para lembrar que, não fosse a diplomacia do governador João Doria e do Butantan, apoiados pelos demais governadores, não teríamos vacinas no Brasil. Pois quase 100% delas são parcerias com a China”, completou o governador.

Após saber que sua fala havia sido transmitida ao vivo pelas redes sociais, para tentar desfazer a fala infeliz, Guedes disse: ”Nós somos muito gratos à China por ter nos enviado a vacina. Eu tomei a Coronavac”.

Pouco depois, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, declarou, por meio das redes sociais: “Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial. A Coronavac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil”.

Por Priscila Lobregatte

Com agências