O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) criticou, em suas redes sociais, o caráter da PEC Emergencial aprovada pela Câmara na terça-feira (9) — que tem sido chamada de PEC do Arrocho — e a falta de visão estratégica de país por parte do “mercado”. “Não existe ‘mercado’ sem existir nação”, destacou Flávio Dino.

“O Brasil é o único país do mundo em que política econômica transitória vai parar na Constituição (teto de gastos, PEC Emergencial, valor de auxílio na pandemia etc. etc.). É uma vã pretensão de submeter o futuro às maiorias ocasionais de hoje”, apontou o governador.

A medida cria mais um ajuste fiscal, que terá caráter permanente, para privilegiar e priorizar os gastos financeiros do governo federal pelos próximos anos, e impõe a aplicação de mais medidas de arrocho fiscal e o controle de despesas com pessoal. Ou seja, todas as despesas relacionadas à cidadania, aos direitos sociais e a todas as políticas públicas ficam subordinadas a um conceito genérico de “sustentabilidade da dívida”.

Em outra postagem, feita na terça (9), Flávio Dino destacou: “Não posso crer que o ‘mercado’ seja tão fácil de seduzir. Basta repetir meia dúzia de slogans sem nenhum resultado positivo para o país? E será que esse ‘mercado’ não busca sustentabilidade e previsibilidade? Lembremos o óbvio: não existe ‘mercado’ sem existir nação”.

 

Por Priscila Lobregatte
Com informações do PCdoB na Câmara