O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), explicou que enquanto reina a desorientação política do governo federal em relação a greve dos caminhoneiros, sua função é cuidar para garantir serviços essenciais e minimizar danos à sociedade maranhense. “A história nos ensina aonde o caos nos leva: às trevas de ditaduras”, pontuou.

Flávio Dino ressaltou que o governo federal é o responsável por essa situação no Brasil, e cabe ao governo do Maranhão encontrar uma forma de minimizar os impactos negativos, sobretudo, ao que se refere aos serviços essenciais no estado.

“Nós precisamos manter funcionando as viaturas policiais, as ambulâncias, os hospitais e as escolas. Esses serviços são imprescindíveis para todas as pessoas, inclusive para a segurança daqueles que neste momento estão protestando”, disse.

“Temos mediante ações coordenadas garantindo que esses combustíveis que estão disponíveis no Porto de Itaqui, sob a nossa administração, possam ser distribuídos para vários pontos do território maranhense. Visando garantir que a população não viva uma situação de pânico, desorganização ou de problemas ainda mais graves”.

Flávio Dino afirmou que continuará cuidando para garantir os serviços essenciais para a população do Maranhão, enquanto aguarda que o governo federal resolva essa problemática.

Maranhão tem o 3º menor imposto sobre a gasolina em todo o Brasil

O estado do Maranhão tem a terceira carga tributária mais baixa sobre a gasolina em todo o Brasil. Isso se reflete no preço da gasolina para o consumidor nas bombas, que é o mais barato no território nacional.

“Nós temos uma carga tributária incidente sobre o combustível menor que a da maioria dos estados, porque temos o menor preço médio e uma alíquota também baixa, na comparação com as demais unidades federativas”, explicou o secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro.