Dino e mulheres, em 2019, em solenidade do anúncio de novas vagas para capacitar mulheres vítimas de violência doméstica

Um Governo que tem por base a defesa dos direitos de todos, tem o compromisso de também exaltar as conquistas de uma parcela tão valiosa de nossa população: as mulheres. Celebramos o Dia Internacional da Mulher colecionando importantes avanços nas políticas públicas de cuidado, proteção e valorização das mulheres no Maranhão. Ficamos tristes, entretanto, ao ver o Brasil na contramão, na medida em que altas autoridades tratam com escárnio tantas mulheres, desde profissionais de imprensa até grandes referências da luta pelos direitos das mulheres.

Por Flávio Dino*

Como prova de que estamos fazendo a nossa parte, lembramos algumas conquistas maranhenses. Fomos o primeiro estado brasileiro a criar um Departamento de Feminicídio na Polícia Civil. A unidade viabiliza tratamento especializado e investigações mais céleres de crimes dessa natureza.

Também instalamos a Casa da Mulher Brasileira, a segunda do país, um completo centro de referência na defesa e cuidado humanizado com mulheres vítimas de todos os casos de violência. No mesmo espaço, órgãos estaduais, municipais, da Justiça e da sociedade civil atuam conjuntamente, todos os dias da semana e 24 horas por dia à disposição da população feminina. Em pouco mais de 2 anos de funcionamento, já foram realizados cerca de 55 mil atendimentos, comprovando sua relevância social. Por isso, ampliaremos o serviço e, com investimentos estaduais, instalaremos a primeira Casa da Mulher Maranhense na cidade de Imperatriz, ainda este mês.

Criamos a Patrulha Maria da Penha no Maranhão, que atua no cumprimento de ações como medidas protetivas, com acompanhamento, visitação e acolhimento de mulheres em risco, a partir do trabalho de policiais qualificados para atuação especializada e com uso de viaturas e equipamentos exclusivos. Com mais de 6 mil mulheres atendidas, a iniciativa já recebeu reconhecimento nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública por seus resultados.

A atenção às mulheres também perpassa a saúde e a assistência. Lançamos o Cheque Cesta Básica-Gestante com foco no estímulo à assistência pré-natal e garantia da segurança alimentar das mães, por meio de repasse de apoio financeiro, gerando forte impacto na redução da mortalidade materna e infantil. Em paralelo, estruturamos a Rede de Atenção Materno Infantil em todo estado, com ampliação de leitos em maternidades, inclusive de UTI, instalação de Centros Sentinelas de Planejamento Reprodutivo e serviços como a Sala Cuidar, serviço médico de emergência por telefone para grávidas de todo o Estado. E, por meio da Carreta da Mulher, já foram realizados mais de 270 mil procedimentos de prevenção e diagnóstico de cânceres de mama e colo do útero, além de outros exames especializados.

Fortaleceremos as iniciativas a favor das mulheres maranhenses, sem medir esforços. Entendemos a transformação social a partir da atenção e qualidade de vida das mulheres, que tem papel fundamental em suas famílias, locais de trabalho, Igrejas e comunidades. A força da mulher maranhense nos motiva a fazer mais e melhor por todas.

________
Os artigos assinados não necessariamente expressam a opinião do Portal PCdoB.