O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) concedeu entrevista nessa segunda-feira (1º) ao colunista Chico Alves, do UOL, na qual ele fala, entre outros assuntos, sobre os dados deturpados divulgados pelo governo Bolsonaro a respeito de supostos repasses feitos aos estados. Flávio Dino disse, ainda, que “o presidente da República deliberadamente mentiu em relação aos recursos e por isso vamos pedir providências ao Poder Judiciário”.

Flávio Dino destacou que Bolsonaro “continua nessa linha vil desde o começo da pandemia, em que mistura irresponsabilidade e negligência com desinformação. Há uma terrível coerência nisso tudo. A mensagem ali é obvia, de que repassou bilhões e portanto a culpa (pelos problemas no atendimento a pacientes de covid-19) não seria dele”.

O governador disse, ainda que o tal “estudo” do governo “não tem o mínimo de seriedade, eles misturaram tudo, fizeram uma vinculação de recursos que jamais chegaram aos estados. É algo de má-fé, porque eles pegam recursos de políticas sociais, Bolsa Família, Auxílio Emergencial, repasses aos municípios, Fundo de Participação dos Municípios, que não é dinheiro federal, e misturam tudo. Botam no liquidificador, para tentar colar nos governadores o carimbo de maus gestores”.

Flávio Dino avalia que Bolsonaro “faz uma guerra contra as instituições para ver se reina sozinho. Deus livre o Brasil disso, de um insano reinando no país. Vai destruir tudo, definitivamente. Se ainda existe leito hospitalar, hospital funcionando e medidas preventivas é pela coragem e pelo sofrimento até pessoal dos governadores”.

Priscila Lobregatte

Com informações do UOL