O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) anunciou, pelas redes sociais, que tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (1º) pelo critério de idade. Flávio Dino tem 53 anos. O Maranhão já está vacinando pessoas acima de 49 anos.

“Alcançada a minha idade, tomei agora a vacina contra o coronavírus. Agradeço às equipes do governo do Maranhão que estão em todo o Estado, junto com as equipes municipais, executando a vacinação. Homenageio a ciência e o SUS, que – sob a proteção de Deus – estão salvando vidas”, disse Flávio Dino.

Também na terça-feira (1º), o governador salientou o papel desempenhado pelo governo maranhense no combate à Covid: “Trabalho intenso para ajudar os municípios na aplicação de vacinas: 700 técnicos do Governo do Maranhão cedidos aos municípios; mutirão em 11 municípios; drive thru no Shopping Pátio Norte está vacinando pessoas acima de 49 anos; parceria com SESI para atender indústria”.

 

Menor mortalidade

No mesmo dia, o Jornal Nacional noticiou que o Maranhão segue com a menor taxa de mortalidade por Covid-19 no Brasil: 115,3 por 100 mil habitantes. A maior é a de Rondônia: 325,1.

O dado foi mencionado pelo jornal no contexto do depoimento da médica Nise Yamaguchi à CPI da Covid nessa terça-feira (1º), quando ela declarou que o Amapá teria “um dos menores índices do mundo de mortalidade”.

Agências de checagem verificaram que o Amapá sequer alcança tal posição no país, onde está em 12º, sendo o Maranhão o primeiro. O dado foi usado pela médica para defender o “tratamento precoce”, para o qual não há nenhuma comprovação científica.

Por Priscila Lobregatte
Com agências