O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Maranhão, em parceria com a Fundação Maurício Grabois, realiza nesta sexta-feira (13), a edição comemorativa pelos 10 anos do Prêmio José Augusto Mochel, às 19 horas, no Grand São Luís Hotel.

Em uma década de existência, o prêmio já congratulou dezenas de personalidades pela dedicação com a luta democrática, popular e socialista.

Nesta edição, destaque para a homenagem ao ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, que será lembrado na premiação pelo importante papel social que os seus governos representaram para a população mais pobre do Brasil.

Este ano o prêmio também será destinado ao governador Flávio Dino, em reconhecimento ao trabalho que ele vem desempenhando no Maranhão.

Há pouco mais de três anos à frente do poder executivo estadual, Dino foi eleito pelo site de notícias da Globo, G1, como o governador mais eficiente do país e o que mais cumpriu seu programa de gestão. Além disso, entre outros feitos, Flávio Dino evidenciou o Maranhão nacionalmente ao anunciar que o estado pagaria o maior salário do país para professores da rede pública, R$ 5.750,00.

Mais homenagens

O trabalho social do professor, fotógrafo e cineasta Murilo Santos, documentarista notabilizado por filmes como “Quem Matou Elias Zi?” (1986), “O Massacre de Alto Alegre” (2005) e “O Crime da Ulen” (2007) também será reverenciado na premiação.

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (Abraço-MA), constituída oficialmente em 1998, desativada em 2003 e reestruturada em 2009, será a entidade homenageada no Prêmio Augusto Mochel 2018, pela luta em busca da democratização da comunicação e dos veículos radiofônicos comunitários no estado.

Veja a lista completa de agraciados:

  1. Valdinar Pereira Barros – ex-deputado estadual
  2. Professora Adelaide Coutinho – Professora da UFMA com atuação no PRONERA
  3. Dona Célia – Presidente da Marambaia, escola de samba campeã do carnaval de São Luís em 2018
  4. Prof. Murilo Santos – fotógrafo e cineasta
  5. Wagner Lago –  ex-deputado Federal
  6. Luíz Inácio Lula da Silva – ex-Presidente da República
  7. Flávio Dino – Governador do Maranhão
  8. In memoriam – Edvar Bonoto – Doutor em Direito e Militante Histórico das Lutas do Povo no PCdoB
  9. Entidade – ABRACO/MA(Associação Brasileira de Rádios Comunitárias)

 

SERVIÇO

O quê: Prêmio José Augusto Mochel – 10 anos

Quando: sexta-feira (13/04), às 19h

Onde: Grand São Luís Hotel (Centro de São Luís)